Política

Projeto sobre feriado de 11 de maio volta a ser protocolado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires

1 de abril de 2024
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Proposta prevê retorno do feriado para o dia do aniversário do município e não mais no Dia do Colono e Motorista

    Voltou a ser protocolado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires um projeto de lei que estabelece mudanças nos feriados municipais. A proposição de autoria de Benildo Soares (Republicanos) quer o retorno do feriado para 11 de maio, aniversário da Capital do Chimarrão, e não mais em 25 de julho, Dia do Colono e Motorista, como ocorre atualmente.

    O vereador já havia apresentado a proposição em outros momentos. Em 2022, enquanto presidente do Legislativo, e no ano passado. No entanto, em ambos os casos retirou o projeto de lei ao perceber que ele não seria aprovado. 

    Confira também: Evento marca início do plantão SUS no Hospital Monte Alverne

    A situação tem gerado conflitos e inúmeros debates entre vereadores, empresários, entidades e comunidade, uma vez que alguns são favoráveis e outros contrários a alteração. Alguns empresários venâncio-airenses, por exemplo, são contrários a mudança em função da proximidade com o feriado de Dia das Mães. 

    Na justificativa da proposta e também em sua fala em outras oportunidades, Soares relembra a pesquisa realizada pela Câmara de Vereadores na 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Naquele momento, a mudança do feriado para 11 de maio foi aprovada por 92,8% da população que participou. No total, 1.483 pessoas responderam a pesquisa, que ocorreu durante cinco dias. 

    Leia ainda outras notícias da área política

    O projeto de lei deve seguir em tramitação no Legislativo. Após as análises por parte do jurídico, deve seguir para votação por parte dos vereadores.

    Vídeos curtos