Coloproctologista do Hospital Ana Nery explica a importância da prevenção e do diagnóstico precoce
O mês de março é dedicado à campanha de prevenção do câncer colorretal. A doença abrange tumores que acometem o intestino grosso (cólon e o reto) e tem apresentado aumento na incidência, principalmente entre os mais jovens. De acordo com o coloproctologista do Hospital Ana Nery, Inácio Swarowsky, a prevenção por meio da colonoscopia preventiva em pacientes que não apresentam queixas podem ter índices de cura de 90%.
Conforme explica o especialista, o exame permite a análise detalhada da mucosa intestinal, possibilitando a identificação precoce de pólipos, formações benignas que podem evoluir para tumores malignos. Se detectados, a remoção desses pólipos já ocorre durante o exame, impedindo a progressão da doença.
A recomendação, segundo o coloproctologista, é que pessoas sem histórico familiar iniciem a realização do exame a partir dos 45 anos, com repetição entre cinco a dez anos. Para indivíduos com familiares diagnosticados precocemente o rastreamento deve começar 10 anos antes da idade em que o familiar foi diagnosticado. Nos casos em que os sintomas já estão presentes, como sangue nas fezes, cólicas abdominais e anemia, o diagnóstico tende a ocorrer em estágios mais avançados, reduzindo as chances de cura.
Ainda, o médico afirma que os principais fatores de risco envolvem aspectos genéticos e ambientais. Ele revela que 75% dos casos tenham relação com fatores ambientais, como consumo excessivo de carne vermelha, alimentos ultraprocessados e embutidos, sedentarismo, obesidade, tabagismo e uso excessivo de álcool.
Para se proteger da doença, o especialista aponta que é fundamental que a população realize a prevenção primária, que está baseada em hábitos saudáveis, incluindo alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas e controle do peso. Já a prevenção secundária envolve a realização de exames regulares para identificação precoce da doença.
Atendimento
O Dr. Inácio Swarowsky é responsável pelo serviço de coloproctologia do Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, atuando no COI (Centro de Oncologia Integrado). O médico também atende em seu consultório próprio no Centro das Clínicas, na Rua Fernando Abott, número 391, no Centro da cidade.
Notícias relacionadas

Com o PróFuturo, Leonardo ganhou sua primeira oportunidade de trabalho
Vera-cruzense de 15 anos é mais um jovem que apostou no projeto social para aprender e celebra a conquista do emprego

Confira a programação da Fenachim para este final de semana
Festividade ocorre no Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires

Igreen leva energia limpa e economia para residências e empresas em todo o Brasil
Empresa, com representante em Vera Cruz, atende mais de 70 clientes somente na Capital das Gincanas e Santa Cruz do Sul

Médico explica como funciona a triagem de urgência e emergência nos hospitais
Intensivista do Hospital Ana Nery, Rafael Botelho Foernges, explicou como ocorre na prática