Polícia

Diretório Central dos Estudantes da Unisc cobra posicionamento da universidade após suposto caso de estupro

Publicado em: 01 de fevereiro de 2023 às 18:04 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:15
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Em nota, reitoria afirmou que aguarda as investigações e decisões dos órgãos competentes

    O Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) fez um publicação, nesta semana, cobrando um posicionamento da instituição após um suposto caso de estupro. O episódio aconteceu em novembro do ano passado após uma festa em uma casa noturna do município, envolve dois alunos e está sendo investigado. A presidente do DCE, Rafaela Schild, conversou com a reportagem e explicou que a postagem foi feita depois que uma estudante procurou a entidade afirmando que sentia desemparada e pedindo o suporte.

    Na manhã desta quarta-feira (1º), a representante dos alunos teve um encontro com o reitor Rafael Frederico Henn e destacou que a comunidade acadêmica aguardava um posicionamento. “Eles me apresentaram as formas que estavam lidando com o caso. Eles adotaram uma conduta de pedir orientações. Acredito que, depois do nosso post, eles perceberam que os alunos estão preocupados e se sentindo em risco, principalmente as mulheres. Tem mulheres dizendo que não se sentem bem enquanto o abusador estiver presente”, fala.

    Rafaela Schild afirmou que deixou claro que os estudantes cobravam um posicionamento da Unisc. “Se a gente não fala, se torna um monstro de sete cabeças. Orientei e dei minhas sugestões. Falei o que os estudantes estão precisando, que é essa comprovação de segurança, de que as mulheres vão estar seguras dentro da universidade, mesmo que a gente não possa fazer muito antes do processo ser julgado. Nós podemos criar redes de apoio e falar sobre o assunto”, sugere.

    Procurada, a reitoria divulgou uma nota. “Considerando postagens do Diretório Central dos Estudantes – DCE, e resguardadas as suas atribuições, a Unisc esclarece que tem ciência do fato envolvendo dois estudantes, ocorrido fora das suas dependências. O processo tramita em segredo de justiça, por isso aguarda as investigações e decisões dos órgãos competentes e ressalta que está prestando a escuta e o suporte cabível”, diz o texto.