Universidade é realizadora de evento intitulado "O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil"
A Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI) divulgou no início da tarde desta quinta-feira (12) uma nota de repúdio sobre o curso "O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil", que será realizado a partir de 24 de abril pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Dentre as aulas a serem ministradas estão: Conspirações políticas e golpes em democracias não consolidadas; 2013-2018: a gestão da nova direita no Brasil; Crise, impeachment e eleições; O empresariado e o golpe; O Judiciário e seu papel no golpe de 2016; dentre outros.
Diante do tema, a ACI resolveu se manifestar nas redes sociais, através de nota assinada pelo presidente Lucas Rubinger. Segundo o texto, o momento político vivido pelo país exige cautela e isenção. "Entendemos o papel universalista, apartidário e aberto que se espera de uma Universidade, contudo, ficamos apreensivos com a forma como este curso é apresentado, já em seu título, emitindo um pré-julgamento de um fato ocorrido na história política do país, como se esse entendimento fosse o único e o verdadeiro", diz a nota.
O texto segue citanto que há muitas opiniões divergentes sobre o fato que, em tese, seguiu a legalidade: "Não nos cabe aqui apresentá-las nem defendê-las. Não é esse o objetivo desta nota. O que esperamos é que a Universidade avalie com mais cautela esses posicionamentos, até para que o preceito da democracia, que todos nós defendemos, seja respeitado. A nota ainda salienta que a ACI espera da Unisc, como uma instituição comunitária, a alteração da apresentação do curso ou a retirada do selo da Universidade como promotora do evento.
A reportagem do Portal Arauto entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Unisc e uma nota será divulgada ainda nesta tarde, após reunião sobre o assunto na instituição.
Leia a nota da ACI na íntegra:
Notícias relacionadas
Legislativo e Unisc estudam parceria para projetos de inserção da mulher na política
Nicole Weber disse que esta é uma de suas bandeiras desde que ingressou no Legislativo e que, este ano, irá intensificar com ações em diferentes níveis
Eduardo Wartchow cita tecnologia para cadastrar e acompanhar demandas de Santa Cruz
Ao assumir Legislativo, vereador do Novo que substitui Leonel Garibaldi fala em aproveitar os recursos digitais para unificar pleitos
Em gabinete, Jeferson Redondo presta juramento e toma posse no Legislativo
No seu mandato, Redondo pretende se dedicar às ações comunitárias, focando seu mandato em atender aos anseios da comunidade
Andrei Barboza realiza segunda edição do Gabinete no Bairro nesta quarta-feira
Entre 14 e 19 horas, o vereador estará no bairro Progresso para ouvir sugestões e demandas da comunidade