Região

Wickert visita a Universidade de Kaist, referência de tecnologia moderna

Publicado em: 22 de agosto de 2017 às 15:12 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:31
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Portal Arauto e Assessoria de Imprensa Prefeitura de Venâncio Aires
  • Fotos Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Representando o Cisvale, comitiva busca experiência sobre resíduos sólidos e geração de energia

    A comitiva que está na Coreia do Sul já se prepara para o terceiro dia de agendas no continente asiático. Nesta terça-feira (22), a agenda do grupo iniciou com um encontro na Universidade de Kaist, a maior referência da tecnologia moderna na atualidade. O grupo brasileiro foi recebido pelo Ph.D Young Duk Park que apresentou um vídeo institucional da Universidade e explanou sobre as tecnologias renováveis e a parceria deles com outros países para expandir seus estudos e projetos. A comitiva representa os municípios do Vale do Rio Pardo integrantes do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Entre os membros do grupo, está o prefeito de Venâncio Aires e presidente do Cisvale, Giovane Wickert, que chegou em Seoul na sexta-feira (18). 

    Na Universidade, Wickert participou de um encontro com a empresa Posco ICT, que apresentou a expertise que possui na questão do lixo e lâmpadas led. A comitiva depois seguiu para a empresa Krihs, em contato com o presidente Kim, Dong Ju e com Sang Keon Lee, Ph.D que já esteve no Brasil desenvolvendo tecnologia para os estados de Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro. 

    O grupo seguiu de Seoul para Sejong, uma cidade com apenas cinco anos que foi totalmente planejada e sedia o Centro Administrativo do Governo Federal. De acordo com Wickert, a agenda da tarde foi conhecendo as boas práticas da cidade que ultrapassa todos os recordes. “Sejong é uma cidade autônoma especial, totalmente planejada e feita para sediar nove ministérios e quatro agências nacionais localizadas fora de Seul. Conhecemos o sistema de transporte urbano, vídeomonitoriamento, alarme, segurança e internet. Além do modelo solar, eólico, led e ainda sistema de tratamento de esgoto de primeiro mundo onde a estação é um parque de lazer e entretenimento”, destacou Wickert, ao ressaltar ainda o sistema de lixo por tubos que, interligados, ficam instalados debaixo das calçadas e funcionam por meio de sucção. 

    A agenda da quarta-feira (23) será na empresa Hanwha Qcell, para ver a questão da energia solar e, ainda, na empresa Forcebel, sobre a separação de lixo.

    Confira imagens da agenda de visitas: