O mesmo fenômeno que embeleza os campos já trouxe reflexos nas lavouras em que houve o transplante recente
O frio tão esperado no inverno chegou com tudo no último domingo. Com ele, a queda de temperatura e nos últimos três dias, a geada. Enquanto o fenômeno enche os olhos, proporcionando ainda mais beleza às paisagens, por outro lado há quem sofra com a geada. Em Vera Cruz, alguns produtores tiveram perda nas mudas de tabaco transplantadas. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Vera Cruz, Geraldo Back, foram poucos os produtores que amargaram prejuízos, pois ainda há esperança de recuperação das mudas se a temperatura aumentar nos próximos dias.
Um exemplo é o produtor Isidoro Sehnem, de 61 anos, que mora no bairro Cipriano de Oliveira, às margens da RSC-287. Na última quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de julho, o fumicultor, ao lado da esposa Irene, de 55 anos, realizou o transplante de 4,5 mil pés de tabaco, pois com o calor da semana, as mudas estavam começando a passar do tempo. No entanto, foram atingidas pela geada, ocorrida nesta terça, quarta e quinta-feira. “Com o vento norte, as mudas não conseguiram se recuperar, veio a geada e queimou algumas delas”, conta.
Sehnem diz que ainda é cedo para falar em números, pois se o tempo melhorar nos próximos dias, pode recuperar algumas mudas. No entanto, pelo que tem acompanhado na lavoura, pode ter uma perda entre 15 e 20% do que já foi plantado.
Na quarta-feira, Isidoro Sehnem recebeu a visita do orientador, que verificou as plantas e afirmou que pode haver recuperação se as condições climáticas favorecem daqui para frente.
Confira a matéria completa na edição impressa deste sábado do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas
Atingidos pelas enchentes têm até terça para adquirir eletrodomésticos com restituição de imposto
Programa Devolve ICMS Linha Branca ajuda a população afetada na reconstrução de seus lares
Inaugurada pavimentação asfáltica da Estrada da Boa Esperança Alta
A entrega oficial do projeto de infraestrutura ocorreu em frente a Igreja Evangélica
Entenda quando uma loja é obrigada a trocar o seu presente
Consumidor deve ficar atento a prazos
Bancos não terão expediente nesta terça-feira
De acordo com a Febraban, somente o PIX, sistema que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente