Geral

IFSul Venâncio Aires confirma suspensão das aulas a partir da próxima semana

Publicado em: 09 de abril de 2024 às 11:45 Atualizado em: 30 de abril de 2024 às 19:57
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto/Arquivo
    compartilhe essa matéria

    Medida foi adotada em função da greve deflagrada pelos servidores federais em todo o país

    O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires suspenderá suas atividades a partir de 17 de abril, conforme comunicado emitido nessa segunda-feira (8). A medida, conforme o diretor do campus, Geovane Griesang, foi adotada em função da greve deflagrada pelos servidores federais em todo o país desde 3 de abril.

    A mobilização foi aprovada em assembleia geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), e é um ato nacional, que mobiliza docentes e técnicos administrativos de diversas universidades federais, institutos federais e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefets).

    Leia também: Com cartaz e amordaçado, homem protesta na Câmara de Vereadores por suposta tentativa de censura

    Griesang explica que a decisão levou em consideração as reivindicações dos servidores públicos federais da educação; os possíveis prejuízos aos estudantes que precisarão fazer a recuperação de aulas não ministradas;  as reuniões feitas com os coordenadores de cursos regulares e também do Sinasefe com servidores do IFSul Venâncio Aires e os resultados de negociação setorial com o Ministério da Educação (MEC) realizada com os servidores federais. 

    Diante disso, segundo o diretor, foi decidido pela suspensão das atividades. "Portanto, as aulas seguem até o dia 16 de abril. A partir deste dia, o calendário letivo estará suspenso, até que termine a greve dos servidores federais de educação. Isto se aplica a todos os cursos presenciais e regulares do IFSul, Câmpus Venâncio Aires. Enfatizamos que não cabe a direção do campus deliberar sobre o movimento grevista em si, apenas sobre a discussão em torno do calendário letivo do campus", reforça.

     Cursos que terão aulas suspenas: 

    • Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática;  
    • Ensino Médio integrado ao Técnico em Refrigeração e Climatização;  
    • Ensino Médio integrado ao Técnico em Secretariado (EJA);  
    • Subsequente de Técnico em Eletromecânica;  
    • Subsequente de Técnico em Refrigeração e Climatização;  
    • Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;  
    • Superior de Engenharia Mecânica;  
    • Especialização em Educação: A educação como Princípio Pedagógico.