Geral

Exposição resgata 100 anos de história do Uniãozinho

Publicado em: 10 de outubro de 2023 às 08:45 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 13:44
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Acervo SCB União
    compartilhe essa matéria

    Mostra Força viva da cor preta reúne fotos e documentos do centenário do SCB União na antiga Estação Férrea

    A Sociedade Cultural e Beneficente União abriu em Santa Cruz do Sul na noite desta segunda-feira, dia 9, a exposição Força viva da cor preta: União, 100 anos de história. A visitação ocorre até o dia 31 deste mês no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, antiga Estação Férrea, na Praça Siegfried Heuser.

    O público poderá conferir um painel com cerca de 100 carteirinhas de associados da entidade, uma linha do tempo dos 100 anos da SCB União com destaque para os momentos mais marcantes, um mapa interativo do percurso da Farra do Boi, realizada no Carnaval a partir da década de 1950.

    Também fazem parte da exibição um painel das genealogias de 10 famílias fundadoras, além de fotografias e outros documentos e materiais que contam um pouco da história do clube social e de suas figuras ilustres. A curadoria das obras da exposição foi feita pela artista visual Natasha Cremonese e a produção de Marta Nunes e Angélica Fonseca, já a pesquisa histórica e curadoria do acervo foi feita por Franciele Rocha de Oliveira

    LEIA MAIS: SCB União completa 100 anos de resistência e cultura negra

    A Exposição visa apresentar a pujança do clube, mas também preencher as  lacunas referentes a nossa história e a história da comunidade negra, que é pouco conhecida e valorizada, parte importante da construção de Santa Cruz do Sul”, declarou a presidente do União, Marta Regina do Santos Nunes. A pesquisa que incluiu entrevistas com membros e descendentes dos fundadores do clube, resultou na seleção dos materiais que revelam a trajetória de um dos clubes sociais negros mais antigos do interior do Rio Grande do Sul.

    A memória afetiva da população, sócios e ex-sócios frequentadores, será revisitada através de oito painéis, mais de 50 obras fotográficas, entre outros itens da exposição (troféus, bandeiras, instrumentos musicais, fantasias, croquis, etc),  que compilam o melhor do acervo fotográfico e documental da SCB União e seus sócios mais antigos.

    Editais

    A exposição integra o projeto “Sankofa: Ancestralidade, Memória e Negritude” que foi selecionado no Edital SEDAC 07/2021 – Edital de Concurso FAC Patrimônio, da Secretaria de Estado da Cultura. Também faz parte do projeto “Festividades do Centenário” da Lei do Patrocínio – Edital de Seleção Pública a Eventos 001/2023, da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul.

    LEIA TAMBÉM: Uniãozinho terá programação alusiva ao centenário