Solenidade acontecerá neste domingo, às 15h, na Catedral São João Batista. Monsenhor Itacir Brassiani escolheu o lema “Guiados pelo Evangelho da Cruz”
Neste domingo (29) ocorre a celebração eucarística de ordenação episcopal e posse canônica do Monsenhor Itacir Brasssiani, nomeado pelo Papa Francisco, como 5º bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. A cerimônia inicia às 15h, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul, e será presidida por Dom Leomar Brustolin, Arcebispo de Santa Maria, e terá como co-ordenantes: Dom Aloísio Alberto Dilli, bispo emérito de Santa Cruz do Sul, e Dom Guilherme Antônio Werlang, bispo da Diocese de Lages.
A cerimônia toda deve durar até três horas, estima a assessoria da Diocese. O rito de ordenação episcopal e posse acontece dentro de uma missa, que inicia, como de costume, com as saudações e sinal da cruz e a Liturgia da Palavra (Leituras e Evangelho). Antes da homilia, dá-se início ao rito de ordenação episcopal, com a invocação do Espírito Santo através de um canto. Em seguida, um padre apresenta o pedido ao Bispo ordenante-principal (Dom Leomar) para que ordene o Monsenhor Itacir e, em seguida, procede-se a leitura da Bula Papal de nomeação.
Ritual repleto de simbolismos
Após a leitura da Bula Papal, Dom Leomar irá proferir a homilia (reflexão). Prossegue-se com o propósito do eleito, ou seja, perguntas feitas pelo bispo ordenante (Dom Leomar) a Monsenhor Itacir. Logo após, a Ladainha de todos os Santos é cantada. Na sequência, pela imposição das mãos dos Bispos presentes e pela prece de ordenação (oração própria deste rito), é conferido ao Monsenhor Itacir o dom do Espírito Santo para a sua missão de Bispo. Durante a Prece e Ordenação, o livro dos Evangelhos será colocado sobre a cabeça do Monsenhor Itacir, expressando, de maneira clara, que a pregação da Palavra de Deus é a principal missão do Bispo.
Em seguida, será ungida a cabeça do Monsenhor Itacir com o óleo do Crisma, significando a especial participação do Bispo no sacerdócio de Cristo. A colocação do anel é sinal da fidelidade do Bispo para com a Igreja, Esposa de Deus. A imposição da Mitra (espécie de chapéu) demonstra o esforço na busca da santidade. A entrega do Báculo de Pastor (cajado) é sinal de sua missão de conduzir a Diocese a ele confiada. Para concluir estes ritos, acontece a posse do novo bispo, ou seja, Dom Leomar conduzirá Dom Itacir até a Cátedra (Cadeira principal). Em seguida, Dom Itacir será acolhido no Colégio dos Bispos, simbolizado pelo abraço da paz de todos os Bispos presentes. Após, a Missa segue como de costume, conduzida então por Dom Itacir. Terminada a comunhão, Dom Itacir, acompanhado dos Bispos co-ordenantes (Dom Aloísio e Dom Guilherme) dará pela primeira vez a sua bênção episcopal, passando pelos corredores da Catedral enquanto canta-se o hino Te Deum, um canto de louvor a Deus. Com esta solenidade, o Monsenhor Itacir perde o título de Monsenhor e passa a ser chamado de Dom Itacir. O lema episcopal escolhido pelo Monsenhor Itacir Brassiani para seu ministério é “Guiados pelo Evangelho da Cruz” (Cf. 1Cor 1,17-25).
Quem é o novo bispo
Monsenhor Itacir Brassiani nasceu em 28 de dezembro de 1959 em Soledade, Diocese de Cruz Alta, no Estado do Rio Grande do Sul. Concluiu os estudos de Filosofia na Universidade de Passo Fundo-RS, os de Teologia no Instituto Missioneiro de Teologia de Santo Ângelo-RS e obteve a licenciatura em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta-FAJE de Belo Horizonte-MG. Em 29 de janeiro de 1984 emitiu a profissão religiosa na Congregação dos Missionários da Sagrada Família e em 21 de fevereiro de 1987 recebeu a ordenação sacerdotal.
Exerceu os seguintes cargos: vigário paroquial e depois pároco da Sagrada Família em Santo Ângelo-RS; pároco de Santo Antônio em Santo Ângelo-RS; vigário paroquial de São Sebastião da Boa Vista em Contagem-MG; membro da Pastoral de Rua de Belo Horizonte-MG; professor do Instituto Missioneiro de Teologia de Santo Ângelo-RS; formador dos estudantes e membro da Comissão de Formação dos Missionários da Sagrada Família; superior local e administrador da Escola Apostólica Sagrada Família em Santo Ângelo-RS; membro e tesoureiro da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB); visitador provincial; conselheiro e depois superior provincial da Província do Brasil Meridional; vigário geral junto ao Conselho Geral de Roma.
Desde 2021 é superior provincial para a América Latina dos Missionários da Sagrada Família, com sede em Passo Fundo.
Notícias relacionadas
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Evento destacou as potencialidades do Estado para avançar em parcerias com os chineses
Cusco 2024 vai premiar trabalhos produzidos por alunos dos cursos de Comunicação da Unisc
Evento acontece no Barbudas Bar, no dia 6 de dezembro
Ação comunitária será realizada no Bairro Battisti neste sábado
Evento ocorre na Quadra de Esportes do bairro, das 13h30 até 16h
Vale Verde anuncia R$ 12 milhões para produção de ovos fertilizados
Aviário será instalado em uma propriedade na localidade de Dourados