A instituição trabalha com 35 colaboradores que visam o comprometimento com o bem-estar infanto-juvenil
A Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame) de Santa Cruz do Sul tem o objetivo de oferecer acolhimento a jovens retirados de suas famílias devido a problemas sociais. A Copame, com o apoio do Conselho Tutelar, equipes de assistência social e órgãos da justiça, atua com quatro casas especializadas.
Sob a liderança de Ademar Nicolau Thomas, presidente da instituição, e Fátima Gilvandra Rodrigues, vice-presidente, a Copame trabalha com 35 colaboradores que visam o comprometimento com o bem-estar infanto-juvenil.
Em entrevista ao Grupo Arauto, a vice-presidente contou que há um berçário para os mais novos, uma casa para crianças de três a oito anos, outra destinada às meninas maiores de oito anos e uma específica para meninos da mesma faixa etária. Em todas as casas, cuidadores atuam 24 horas por dia, assegurando a segurança física e o desenvolvimento emocional e educacional dos jovens.
“A copame é uma grande família. A gente tem o cuidado com nossos colaboradores para que eles possam transmitir esse amor e carinho para as crianças. […] Nós prezamos que as crianças sejam tratadas da mesma forma que elas são tratadas em uma família normal”, disse Fátima.
Ela destacou que a entidade tem o objetivo de oferecer oportunidades iguais para todos os jovens acolhidos. Além do apoio cotidiano, a Copame promove a participação em atividades extracurriculares como futebol e patinação, e garante que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação, com acompanhamento escolar constante. Recentemente, a instituição está trabalhando com programas de preparação para o mercado de trabalho e cursos profissionalizantes.
“Vamos identificar com eles quais são seus gostos e fazer formação individual de cada um dos nossos adolescentes”, destacou o presidente, Ademar. “Ao mesmo tempo que é uma instituição que traz muita emoção, a gente quer que essas crianças possam ter todas essas condições também”, completou Fátima.
Além disso, a Copame, em parceria com o Miller Supermercados, oferece oportunidades de emprego através do programa Jovem Aprendiz, além de orientação financeira básica. Segundo o presidente, a instituição realiza esses projetos pois é necessário ter cuidado e se preocupar com o futuro dessas crianças.
Os interessados em ser um associado e auxiliar no amparo desses jovens e adolescentes podem entrar em contato pelo número (51) 9 9632-5076, acessar o site da Copame ou a conta @copamescs no Instagram.
Notícias relacionadas
Super Lenz inaugura quarta loja em Venâncio Aires: “dia especial para nossa família”
Empreendimento tem 1,4 mil metros quadrados
Escutar com sabedoria
A arte de escutar é uma habilidade poderosa. A fala carrega força, mas é na escuta que encontramos compreensão e empatia. Ouvir com atenção abre caminhos para conversas mais significativas, onde cada palavra dita tem um propósito. A vida nos…
Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
No ano anterior, esperança de vida era de 75,5 anos
Chegou a maratona natalina
Talvez a campanha por compras ajude a diminuir a pressão psicológica residual da destruição das águas e deixe as pessoas mais confiantes