No Dia do Colono e Motorista, conheça histórias de parceiros da Alliance One Brasil que foram essenciais no transporte de donativos
Com aproximadamente dois milhões de motoristas no Brasil, entre autônomos, empregados e desempregados, os caminhoneiros cumprem papel fundamental no que diz respeito ao abastecimento de serviços essenciais à população. Considerando que 62,2% do transporte de cargas é feito por meio da malha rodoviária no país, a importância desses profissionais cresce ainda mais.
Na Alliance One Brasil (AOB), uma das maiores exportadoras de tabaco do país, o transportador é fundamental na operacionalização das atividades da empresa – presente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Recentemente, a AOB testemunhou os esforços imprescindíveis dessa classe de trabalhadores para superar a pior tragédia climática da história dos gaúchos: as enchentes de abril e maio.
Transportador de cargas (como o tabaco) há 35 anos e morador de Araranguá, Santa Catarina, o motorista Martin Viana Cardoso foi um dos responsáveis por ajudar as diversas vítimas das cheias. Ele transportou, de forma voluntária, um caminhão cheio de donativos do município do litoral catarinense – onde fica uma das unidades da Alliance – até Venâncio Aires, onde está localizada a matriz da empresa e que foi ponto de coleta de doações. Cardoso estima ter rodado cerca de 800 km. “Sou grato por ter ajudado as pessoas que foram vítimas das enchentes, e peço a elas que tenham calma, porque no fim tudo vai dar certo”, frisa.
Assim como em Araranguá, a filial da empresa localizada em Rio Azul, Paraná, serviu como referência para contribuir com quem mais precisava. Lá, inclusive, a unidade de Alliance se estabeleceu como o principal ponto de coleta da cidade paranaense, onde foi possível angariar duas cargas de donativos.
Ajuda financeira se somou à solidariedade
Como forma de apoiar seus empregados impactados pelas enchentes, a Alliance One Brasil destinou o valor de R$ 770 mil a fim de recuperar os prejuízos causados. Cada colaborador afetado recebeu R$ 5 mil, através de cartões para compra de móveis e utensílios. O Programa de Voluntariado Corporativo Abraço Solidário também se engajou pela causa. Voluntários participaram de mutirões de limpeza e organizaram a doação de cerca de 17 toneladas de alimentos, 4,2 mil litros de água, 1,7 mil itens de higiene e limpeza, 940 refeições e 13 mil agasalhos, cobertores e roupas, 300 brinquedos, 165 quilos de ração e 3 mil pares de sapato. Além das unidades de Araranguá e Rio Azul, a Associação de Funcionários de Venâncio Aires também foi parceira da causa, através da promoção de ações de arrecadação de valores e destinação de cestas básicas para os empregados afetados pelas intempéries.
Notícias relacionadas
Escutar com sabedoria
A arte de escutar é uma habilidade poderosa. A fala carrega força, mas é na escuta que encontramos compreensão e empatia. Ouvir com atenção abre caminhos para conversas mais significativas, onde cada palavra dita tem um propósito. A vida nos…
Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
No ano anterior, esperança de vida era de 75,5 anos
Chegou a maratona natalina
Talvez a campanha por compras ajude a diminuir a pressão psicológica residual da destruição das águas e deixe as pessoas mais confiantes
Por Álvaro Werner
Cães e gatos podem receber vacina contra raiva neste sábado
Iniciativa é do curso de Medicina Veterinária da Unisc e acontece na Praça José Bonifácio, no centro da cidade