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Inicia montagem do canteiro de obras e parque fabril para construção da nova ponte da ERS-130

Publicado em: 18 de julho de 2024 às 08:25
  • Fonte
    EGR
  • INSTALAÇÃODO CANTEIRO DE OBRAS EM LAJEADO | RAPHAEL NUNES/EGR
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    A nova ponte, entre Arroio do Meio e Lajeado, terá 150 metros e altura superior à que foi destruída pela enchente

    A construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, entre Arroio do Meio e Lajeado, avança. Nesta terça-feira (16), a Engedal, empresa responsável pela obra, deu início à instalação do canteiro de obras na cabeceira sul da rodovia, em Lajeado.

    No local, será instalado o parque fabril para a fabricação das vigas e das peças pré-moldadas que serão utilizadas no processo construtivo da ponte. O espaço de aproximadamente 500 metros contará com área para armazenamento das peças pré-moldadas e abrigará setores administrativo, operacional e de convivência para os trabalhadores. A previsão é concluir a instalação até sexta-feira (19).

    De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, a montagem do canteiro de obras e do parque fabril permitirá a execução da obra com mais agilidade e produtividade, otimizando o tempo e os recursos disponíveis. “Estamos empenhando nossos esforços para dar celeridade a essa construção para a retomada da trafegabilidade, incentivando o desenvolvimento do Vale do Taquari e do estado”, reforçou.

    Foto: Raphael Nunes/EGR

    Após a queda da ponte, a EGR mobilizou as estruturas internas, publicou o edital e assinou a ordem de início, realizando os levantamentos topográficos, coleta de amostras de solo, perfil geológico e hidrológico. Com essas informações, a EGR e a Engedal definiram o projeto, o que foi possível projetar a construção da nova ponte cinco metros acima da antiga, evitando possíveis impactos de eventos climáticos futuros.

    A nova ponte terá 150 metros de extensão, contará com duas faixas no pavimento principal e espaço dedicado à passagem de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14,05 milhões, e a previsão de conclusão é em dezembro de 2024. A obra está sendo financiada com recursos próprios, provenientes da praça de pedágio da EGR.

    A ação integra o Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.

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