Geral

Erro em documento mantém ambulância na garagem em Vera Cruz

Publicado em: 20 de fevereiro de 2017 às 10:57 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 12:22
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Veículo segue parado após mais de 40 dias da entrega feita por Michel Temer

    O atraso e o equívoco em documentos por parte da União faz com que uma ambulância em plenas condições de uso esteja parada em Vera Cruz. O veículo, oriundo de uma doação feita pelo Governo Federal, depende de uma série de documentos para poder iniciar as atividades, como o termo de doação (documento que transfere a posse do governo federal para as prefeituras), que foi publicado no Diário Oficial da União somente semanas após a entrega das ambulâncias, ocorrida no dia 9 de Janeiro.

    Segundo a Secretária de Saúde de Vera Cruz, Eliana Giehl, um equívoco na capacidade de passageiros é o que impede a liberação. "Está tudo certo, não tivemos problemas mecânicos. O único problema é que no documento consta que a ambulância tem capacidade para três passageiros, e na verdade ela tem capacidade para sete", disse.

    As alterações estão a cargo de um despachante. A expectativa é de que o processo de liberação ocorra de maneira mais rápida a partir de agora, quando ainda resta emplacamento, licenciamento e seguro.

    Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, outros 49 municípios do Rio Grande do Sul estão com os veículos parados. Em municípios vizinhos, como Rio Pardo e Candelária as ambulâncias também apresentaram problemas mecânicos. Em Candelária, a Prefeitura teve que providenciar a troca da bateria. Já em Rio Pardo, a ambulância segue parada e depende da resolução de entraves burocráticos, bem como consertos elétricos.