O RS foi o primeiro estado a aderir ao Criança Feliz
O Rio Grande do Sul avançou no processo de implantação do programa Criança Feliz, projeto do Ministério de Desenvolvimento Social que atua no desenvolvimento de crianças carentes. O decreto 53.440, publicado no dia 22 de fevereiro, institui o comitê gestor da ação junto à administração pública estadual. O Estado foi o primeiro no país a aderir ao programa nacional, que agora se soma ao Primeira Infância Melhor (PIM), projeto gaúcho que há 13 anos atende famílias e crianças em situação de vulnerabilidade social.
O comitê gestor é responsável pelo planejamento e pela articulação do Criança Feliz. Será formado por representantes, titulares e suplentes de quatro secretarias: Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; Saúde; Educação; e Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
Para a coordenadora da Criança e do Adolescente do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, (SDSTJDH), Maria da Graça Paiva, o Rio Grande do Sul mostra atenção especial ao desenvolvimento integral da infância com a transversalidade dos projetos estadual e federal. No Rio Grande do Sul, 82 municípios já aderiram ao Criança Feliz.
Desenvolvimento infantil
O Primeira Infância Melhor (PIM) é uma ação socioeducativa voltada ao atendimento domiciliar das famílias com crianças de zero a seis anos de idade e gestantes. O objetivo é promover o desenvolvimento integral da primeira infância. Atualmente, está presente em 242 municípios e atende a 59,9 mil famílias.
Criança Feliz
O programa federal atua no desenvolvimento integral das crianças de baixa renda com ações em saúde, educação, cultura e justiça. São priorizadas gestantes e crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família, as de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva.
As famílias são acompanhadas por profissionais capacitados, com visitas domiciliares periódicas. Eles orientam os pais sobre a melhor forma de estimular o desenvolvimento dos filhos. A meta é atender cerca de 4 milhões de crianças em todo o país até 2018.
Na Região Sul, a capacitação dos multiplicadores do programa aconteceu entre 13 e 23 de fevereiro, em Curitiba. Ao todo, serão formados 84 multiplicadores, que repassarão os conhecimentos aos visitadores municipais. Até agora, 2.529 municípios aderiram ao programa. Em março, terão início as capacitações dos visitadores.
Notícias relacionadas
Centro Promocional João XXIII arrecada mais 2.300 quilos de alimentos
Doações foram feitas para celebrar o Dia de Ação de Graças
Água da bica do Bairro Faxinal Menino Deus é considerada imprópria, mas moradores fazem fila para o consumo
Informação foi confirmada pela prefeita Helena Hermany
Seminário debate a ampliação do aeroporto de Santa Cruz
Encontro reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes de entidades regionais
ARAUTO REPÓRTER UNISC 29 de Novembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Ministério Público propõe multa e indenização aos consumidores em ação sobre a qualidade da água. ➡️ Prefeita Helena Hermany solicita que abastecimento seja feito apenas com água do Rio Pardinho e poços.…