Na África, todas as manhãs, a mais lenta das gazelas acorda sabendo que deve conseguir correr mais depressa do que o mais rápido dos leões se quiser se manter viva.
Na África, todas as manhãs, a mais lenta das gazelas acorda sabendo que deve conseguir correr mais depressa do que o mais rápido dos leões se quiser se manter viva.
E, todas as manhãs, o mais lento dos leões acorda sabendo que deve correr mais depressa do que a mais rápida das gazelas, se ele não quiser morrer de fome.
Geralmente, as pessoas assimilam esse provérbio ao fato de terem que se mover. Se diz assim: “Não faz diferença se você é a gazela ou o leão, quando o sol nascer, comece a correr!”.
Além desta interpretação e outras tantas que esse provérbio pode trazer, a versão que quero dividir hoje é a diferença da motivação externa e interna. O leão é movido pela fome, seu instinto de sobrevivência faz com que ele acorde e corra atrás do que deseja. Para que sua espécie sobreviva ao longo dos anos, ele precisa ser eficaz em sua missão todos os dias e é por este motivo que ele corre.
A gazela, por outro lado, se move em reação ao movimento do leão. Se o leão não correr, ela pode seguir a vida tranquilamente. A maioria de nós tem a motivação externa como a gazela: só produzimos se o chefe mandar, só nos aperfeiçoamos se a empresa exigir, só nos dedicamos com afinco se cobrados. Somos movidos por uma força externa.
Já os profissionais que possuem motivação interna, como um leão, não precisam que alguém os supervisione 100% do tempo para entregarem seus resultados. Não esperam a empresa exigir um conhecimento, porque ele se antecipa e corre atrás para se aperfeiçoar. Em resumo, um profissional leão, fará o que precisa ser feito, com ética e empenho, sem precisar de fatores externos.
Em vários dos papéis que ocupamos em nossas vidas, podemos enxergar leões e gazelas. Qual dos dois perfis você é na empresa em que trabalha? No seu casamento? Na sua relação com seus pais? No seu papel como cidadão? Na sua vida espiritual?
Um bom exercício para saber qual dos dois você tem sido, é perceber o quanto você é cobrado em seus núcleos de relacionamento. Se você faz as suas tarefas ou obrigações depois de receber uma cobrança, está mais para o perfil gazela. Já se você busca sempre realizar suas obrigações com empenho, ética, eficácia e no prazo, parabéns, você é um leão.
A cada amanhecer, você vai ter que correr. A questão é como você vai fazer isso: como um leão ou como uma gazela?