Mensagem do dia

Como lidar com pessoas difíceis

Publicado em: 19 de dezembro de 2022 às 08:49 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 12:12
65e887d257cf1.png
compartilhe essa matéria

Durante a nossa vida, nós nos relacionamos com inúmeras pessoas e devido as diferentes personalidades existentes, nem sempre isso é uma tarefa fácil. Existem indivíduos extrovertidos, calmos, atentos, alegres, tímidos, agressivos, entre tantas outras características, ou seja, o mundo é composto por seres humanos com crenças, valores e experiências diversas.

Disponível também em:

Durante a nossa vida, nós nos relacionamos com inúmeras pessoas e devido as diferentes personalidades existentes, nem sempre isso é uma tarefa fácil. Existem indivíduos extrovertidos, calmos, atentos, alegres, tímidos, agressivos, entre tantas outras características, ou seja, o mundo é composto por seres humanos com crenças, valores e experiências diversas.

Por conta das diferentes personalidades que existem, é normal em algum momento, seja em casa, no trabalho, na escola, na vizinhança ou em um relacionamento, nos deparamos com pessoas difíceis, que não combinam com as nossas opiniões e valores.

Quem nunca perdeu a paciência com as atitudes de alguém? Cada um possui sua história de vida, o que provoca reações diferentes em cada situação. Porém, levando em conta que mesmo sendo conturbado ter que lidar com certos tipos de personalidades e que ninguém é descartável, é muito importante adotar estratégias para lidar com indivíduos assim no dia-a-dia e então, construir relações pacíficas e saudáveis.

Saber como lidar com pessoas difíceis realmente não é uma tarefa fácil. Conviver com pessoas difíceis requer se colocar no lugar do outro e entender o motivo pelo qual ele age assim e é também, esforço e compreensão. Em geral, as pessoas difíceis não têm noção de que suas atitudes irritam os outros. 

Por mais que pareça absurdo, o segredo para aprender a lidar com pessoas difíceis é tentar compreender por que elas têm essa postura. Atacar a origem do problema é agir de forma racional e evitar conflitos que prejudiquem o relacionamento com essas pessoas. Essa atitude também ajuda a manter os seus dias mais harmônicos e leves.

Não deixe que toda a negatividade e agressividade te atinja, concentre-se em você, nas suas boas qualidades, naquilo que te faz bem e não assuma uma responsabilidade que não é sua.

Você não tem controle sobre os atos dos outros, mas pode escolher como se comportará nas mais diversas situações. Busque o autoconhecimento para entender os seus limites e saber como reagirá às atitudes das pessoas difíceis. Com esse plano de ação, você poderá encerrar o assunto quando elas fizerem algo que não aceita ou que tomem proporções incontroláveis. 

Saber como lidar com pessoas difíceis envolve respirar fundo para não cair nas provocações que elas causam frequentemente. Argumentar ou explicar seu ponto de vista pode não surtir efeitos positivos. 

Não leve para o lado pessoal! Tenha certeza de uma coisa: uma pessoa difícil geralmente é assim com todos a sua volta, então, não leve nada para o lado pessoal. Não se sinta ofendido com o comportamento, as ações e as opiniões dessa pessoa.

Tenha empatia: essa é uma dica muito importante! Para lidar e conviver com uma pessoa difícil, o caminho menos conturbado é o da empatia, ou seja, o ato de se colocar no lugar do outro e assim, auxiliá-lo para que ele consiga realizar mudanças positivas em relação as suas ações e comportamentos. 

Ao invés de julgarmos apenas o comportamento dos outros, também precisamos olhar para as nossas atitudes. Será que você não é uma pessoa difícil de se conviver? A auto-avaliação ajuda a não cometer com os outros aquilo que não gosta que façam com você.