Geral

Banda Municipal de Vera Cruz fará gravação de show

Publicado em: 25 de agosto de 2023 às 07:57 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 12:16
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Paola Severo
    compartilhe essa matéria

    Câmara de Vereadores aprovou projeto para a gravação do espetáculo, que será realizado em 27 de outubro

    Foi aprovado, na última sessão da Câmara de Vereadores de Vera Cruz, o projeto para gravação do DVD da Banda Municipal, alusivo aos 50 anos de atividades. 

    LEIA TAMBÉM: Davi passa por cirurgia: "Estamos confiantes e muito gratos à comunidade"

    De acordo com o Projeto de Lei Nº 140/2023 fica estabelecido o limite de R$ 38 mil para a gravação, incluindo despesas com serviços de terceiros, produção artística, coquetel, aluguel do salão, som, divulgação, produção de vídeo e decoração. O evento em comemoração ao meio século desde a fundação da banda será no dia 27 de outubro de 2023, às 19 horas, na Comunidade Católica do Centro.

    O coordenador da Secretaria de Cultura e Turismo, Ivan Marx, explica que a ideia surgiu durante os ensaios da Banda Municipal, para comemorar o aniversário, ganhar visibilidade e ficar com as imagens para a posteridade. “A intenção é fazer um grande espetáculo para a comunidade com captação de imagem e som”, declarou.

    A ideia é que as imagens sejam disponibilizadas mais tarde através do YouTube e também gravadas em um pen card, uma espécie de pen drive embutido em um cartão com a foto do grupo, que será entregue para os integrantes da banda, autoridades, homenageados, entre outros.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS 

    Conforme Ivan, os ensaios são realizados às terças-feiras e o repertório do show já está pré-definido para a apresentação que será gravada. “A partir de agora a banda não deve ter nenhuma apresentação pública antes dessa data, depois continua participando de apresentações no interior e na abertura do Natal, mas agora está fixando no espetáculo”, disse.

    Histórico

    A Banda Municipal de Vera Cruz começou no ano de 1973, em 21 de junho, na Procissão de Corpus Christi, onde músicos se reuniram para abrilhantar os hinos entoados pela Igreja Católica. Para celebrar o cinquentenário de formação, neste ano a banda acompanhou novamente a procissão.

    Para manter e oficializar a banda, a comissão buscou apoio da Administração Municipal. Os primeiros ensaios da banda foram regidos por Raimundo Franke; após o mestre Arno Julio Korn assumiu o posto. 
    Hoje a banda é regida pelo maestro Carlos Procat. Recentemente, o grupo passou por uma grande renovação e a entrada de músicos mais jovens, e atualmente são 28 instrumentistas na banda. 

    O integrante mais antigo é Antenor Kapke que começou na banda em 1977, além de outros músicos com mais de 40 anos de banda.