Geral

Programação de Corpus Christi terá Coral e Banda Municipal

Publicado em: 06 de junho de 2023 às 07:58 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 16:26
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Arquivo Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Atrações vão celebrar os 64 anos de emancipação política de Vera Cruz

    A programação do feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (8) terá duas importantes motivações: a primeira é celebrar os 64 anos de emancipação política de Vera Cruz, transcorrida dia 7; e a segunda marcar a data religiosa por uma ação de solidariedade e caridade. Para marcar o aniversário do município a história será unida à celebração religiosa com a presença do Coral Municipal cantando na missa, que será realizada na Igreja Matriz, a partir das 9 horas. 

    Após a missa, a procissão de Corpus Christi terá a participação da Banda Municipal de Vera Cruz, de acordo com o padre Dionísio Kist. “Eles vão celebrar 50 anos de história, já que a banda surgiu participando de uma procissão de Corpus Christi. Eles vão recordar tocando hinos ao longo da celebração”, explica. O trajeto da procissão será no entorno da Matriz, saindo pela igreja, percorrendo a Rua Tiradentes, a Rua Ipiranga e a Rua Thomaz Gonzaga. 

    Haverá ainda durante o percurso a montagem de quatro altares onde serão feitas paradas: na Escola Anchieta, em uma casa de família para o grupo de crianças da catequese, em frente à Secretaria de Desenvolvimento Social, para lembrar os doentes e os idosos, e o quarto altar perto da igreja para relembrar as 20 comunidades que formam a Paróquia Santa Teresa. A parada final em frente à Matriz contará ainda com a benção do santíssimo.

    Solidariedade

    Uma das motivações durante a programação, tanto na diocese quanto nas paróquias, será a doação de alimentos, roupas e cobertores, por conta da chegada do inverno. Os itens serão recebidos no local das 8 horas às 11 horas durante a quinta-feira. “Estamos motivando também a comunidade, as famílias e os fiéis que participarão da procissão e da missa a fazer uma doação, para que esse Corpus Christi seja o dia da partilha e da solidariedade”, comentou o pároco.

    A ideia é que junto aos tradicionais tapetes decorativos da data, seja montado um tapete da solidariedade com as doações, que serão encaminhadas à famílias carentes do município. Segundo o Pe. Dionísio, a data celebra a comunhão que une as famílias a Cristo. “Se somos todos irmãos, devemos ter uma solidariedade com aquelas pessoas que não têm uma vida tão digna”, frisou ele.