Geral

Nova base do Samu de Venâncio Aires é inaugurada oficialmente

Publicado em: 23 de maio de 2023 às 12:12 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 10:22
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    A partir de 31 de maio, a Fundação Univates passará a fazer a gestão do serviço

    A nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Venâncio Aires foi inaugurada, oficialmente, na manhã desta terça-feira (23). O novo espaço está situado nas esquinas das Ruas Visconde do Rio Branco e Duque de Caxias, no Centro da cidade.

    A sede, localizada agora em uma casa ampla, possui salas, quartos, espaço para capacitação, cozinha, área para limpeza de materiais e um estacionamento exclusivo para ambulâncias. Outra novidade é a gestão do Serviço que será realizada pela Fundação Univates, a partir de 31 de maio. 

    Atuam no local 25 profissionais, entre médico, enfermeiros e técnicos, além de condutores das ambulâncias. Os profissionais do Samu atendem a área da 13ª Região de Saúde, que compreende 13 municípios.

    Médico do Samu desde a implementação do serviço há 12 anos em Venâncio Aires, Vladimir de Moraes, destacou a felicidade e a importância de uma nova sede, com espaço amplo e que ofereça melhores condições aos profissionais da área da saúde. "É uma satisfação muito grande para nós e nossa equipe toda fazer parte desse momento. Eu estou aqui no Samu desde a primeira turma, quando abriu a primeira equipe. Participo dessa equipe maravilhosa, estamos sempre prontos para o atendimento que tiver. Eu tenho um orgulho muito grande de fazer parte dessa equipe e dessa família." 

    Coordenador do Serviço, Patrícia Silveira, destaca que nos últimos anos a base se tornou uma base-escola, oferecendo treinamento para outros profissionais que estão ingressando em Samus da região. "Passamos nossa experiência e prática para outros profissionais para que eles possam atuar na região. Então vem todas as categorias, médicos, enfermeiros, motoristas, técnicos passam 48 horas conosco e na base antiga não tínhamos uma estrutura ideal para fazer estas práticas", salienta.

    Patrícia agradeceu o apoio da Administração de Venâncio Aires e da equipe de profissionais que atuam no Samu. "A nossa história são de pessoas que vem, querem ficar e tem prazer de trabalhar aqui. Isso aqui é uma familiar. Depois de 12 anos, ter um espaço renovado desses, é um presente, a gente se sente valorizado."

    Para o presidente da Fundação Univates, professor Ney José Lazzari, o trabalho desenvolvido pelo Samu é de extrema importância para toda a comunidade de Venâncio Aires e da região. Além disso, Lazzari falou sobre o foco que a Universidade tem dado, especialmente nos últimos anos, para a área da saúde. "A Univates está aqui presente porque nós temos avançado muito na área da saúde como universidade. A instituição tem 50 anos, e nos últimos 15 anos cresceu muito nessa área. De aproximadamente 10 mil alunos que temos, em torno de dois mil são alunos da área da saúde e todos esses alunos precisam espaços de aprendizagem e convivência com as práticas do dia a dia, por isso temos feito tantas parcerias", explica. Ainda conforme o presidente da Fundação, as parcerias com a prefeitura de Venâncio Aires deverão ser intensificadas.

    De acordo com o prefeito, Jarbas da Rosa, inaugurar a nova base, ainda mais no mês de aniversário do município, é um marco importante e que demonstra a importância de cuidar e fortificar as ações na área da saúde. "Era isso que Venâncio precisava, desse nível de excelência que a Univates oferece em seus trabalhos. Fico muito feliz porque, depois desses anos, nós já temos saúde prisional, saúde na hora, previne Brasil e agora com o Samu dá uma estabilidade para os colaboradores, porque a gente sabe que está trabalhando com uma entidade renomada", reforça.