Cultura e Entretenimento

Semana será de múltiplas atividades no Centro de Cultura em Santa Cruz

Publicado em: 25 de outubro de 2022 às 07:53 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:13
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Luiz Fernando Bertuol/Prefeitura de Santa Cruz do Sul
    compartilhe essa matéria

    Primeira atividade será direcionada aos alunos da Apae nesta terça-feira

    Desde o último dia 10, a mostra Revelação, do sobradinhense Decio Mai, composta por 50 obras produzidas com técnica expressionista, ocupa os espaços do Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, na Praça Siegfried Heuser, para deleite dos santa-cruzenses. E com o intuito de estimular a visitação e incentivar o interesse da comunidade pelas artes, de modo geral, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) preparou para os próximos dias, uma programação especial em torno da mostra. 

    A primeira atividade será direcionada aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Divididos em duas turmas, uma com visitação nesta terça-feira (25), e outra com visitação na quarta (26), eles participarão de um workshop com a presença do artista e de sua equipe. Decio doou uma de suas obras para ser leiloada durante a exposição e o valor será revertido para a instituição.

    Também nesta terça pela manhã, às 10 horas, está programado um encontro com arquitetos da cidade para debater a ambientação do espaço que também é parte integrante da mostra, uma criação da arquiteta Ane Rigon. A explanação será coordenada pela curadora Juliane Mai, que é sobrinha de Decio e também é artista visual, além de produtora cultural, designer e publicitária. 

    Na quarta-feira, o Centro de Cultura estará aberto ao público em geral com um encontro que vai unir poesia, música e performance teatral. A noite será recheada de atrações com artistas locais e a participação da Orquestra Santa Cruz Filarmonia. Estarão mostrando sua arte os poetas Mauro Ulrich e Paola Severo, dentre outros, na música Renato e Rodrigo Sperb e no violão Daniel Petry. Haverá performance com os atores Pilly Clavin, Gilmar Almeida e Mpanke.

    Já na sexta-feira (28) um grupo de cerca de 150 mulheres rurais vai entrar em contato pela primeira vez com o universo das artes visuais. Em uma parceria do Município com a Emater-RS/Ascar, elas terão a oportunidade de conhecer a mostra, saber um pouco sobre as obras expostas e vivenciar uma experiência completamente diversa do cotidiano ao qual estão acostumadas. Já no domingo, a antiga Estação Férrea estará de portas abertas para receber crianças de projetos sociais da prefeitura, que terão no local um turno inteiro de diversão e conhecimento junto com seus pais. 

    No decorrer de toda a semana, alunos das escolas municipais, estaduais e particulares participarão de visitas guiadas com os estudantes, em dias previamente agendados junto à Secult. E no mês de novembro, ainda sem data marcada, um encontro pós exposição, na sede da Bella Vista Shop, com a presença do artista e da curadora, vai marcar o encerramento das atividades. A ideia é promover um bate papo descontraído para falar sobre a exposição em si e o processo criativo. Deverão comparecer na noite festiva, o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, e os parceiros da programação.

    Sobre o artista

    Decio Mai nasceu em Sobradinho e é formado em Ciências Econômicas, Psicologia e Psicanálise Humanista. Em 2003 começou a pintar figurativos. Mais tarde, através da Biodanza, descobriu sua identidade artística, passando a pintar abstratos expressionistas. Já participou de exposições nacionais e no exterior. Para conhecer mais o trabalho do artista é só acessar suas redes sociais pelo endereço @deciomai.