Região e Covid 19

Mais de 70% dos casos de Covid-19 em Venâncio Aires possuem relação com Lajeado

Publicado em: 30 de abril de 2020 às 15:53 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:54
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação/EBC
    compartilhe essa matéria

    Pesquisa apontou que pacientes infectados trabalham ou têm familiares diretos atuando no município vizinho

    Um levantamento da Secretaria de Saúde de Venâncio Aires aponta que a maioria dos casos de Covid-19 no município, possuem relação com Lajeado. A pesquisa, feita nesta quarta-feira (29), mostra que 74,99% dos pacientes contaminados de Venâncio trabalham ou possuem familiares diretos atuando no mercado de trabalho de Lajeado.

    Até o fechamento destes dados, Venâncio possuía 32 casos confirmados com 13 curados, seis internados no Hospital São Sebastião Mártir, 10 em isolamento domiciliar e três óbitos, sendo que dois destes relacionados com a maior cidade do Vale do Taquari.

    O restante dos casos, o que representa pelo estudo 25,01%, estão inter-relacionados no município, sendo que 15,61% dos casos não possuem relação nenhuma com local de trabalho/empresa e 9,04% está diretamente interligado à uma determinada empresa que atua na Capital do Chimarrão.

    Conforme o Secretário da Saúde, Ramon Schwengber, o estudo é resultado do mapeamento dos pacientes confirmados que são monitorados pela Vigilância Epidemiológica, além dos doentes, familiares e pessoas que convivem com os positivados também são acompanhados.

    Segundo ele, os números mostram o comportamento do vírus no município e a buscam a conscientização da importância do isolamento. “Sempre tivemos a certeza de que o vírus chegaria ao Município. Por mais ações que estejamos fazendo, seria impossível ficarmos isolados do covid-19, porque não somos uma ilha. Fizemos ações rápidas, fechamos o comércio e as indústrias e preparamos a nossa área da saúde para atender a demanda. Mas o vírus não respeita as fronteiras, e por mais que aqui tenhamos centenas de cuidados, o vírus chegou de forma mais forte, conforme demonstra os números, devido à proximidade com Lajeado que sofre com o alto número de casos confirmados”, afirmou.