Geral

Detonações de rochas na ERS-129 ocorrem em novo horário

Publicado em: 30 de junho de 2024 às 07:41
ÁREA BLOQUEADA PARA DETONAÇÕES | RAPHAEL NUNES/ASCOM EGR
compartilhe essa matéria

Ação é necessária para obtenção de material rochoso das encostas da estrada e é sendo utilizado na reconstrução do trecho que desmoronou

A partir desta segunda-feira (1º), as detonações de rochas na ERS-129, entre os quilômetro 87 e  94, de Muçum a Vespasiano Corrêa, passam a ocorrer das 09h às 11h30min. Em função disso, o desvio na rodovia estará bloqueado neste horário para garantir a segurança dos motoristas apenas nesse período. 

Segundo a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), as detonações são necessárias para obtenção de material rochoso das encostas da estrada. Esse material está sendo utilizado na reconstrução do trecho que desmoronou durante as chuvas no Vale do Taquari.

Os condutores estão sendo orientados pelas equipes da EGR e pela sinalização específica a trafegarem pelo desvio da Linha São Luis, segmento que recebeu pavimentação asfáltica em aproximadamente três quilômetros e manutenção no restante do trecho.

A reconstrução da ERS-129 está prevista para ser concluída em dois meses, com investimento de R$ 8,84 milhões a partir dos recursos próprios da praça de pedágio da EGR. Para reconstruir o trecho, será necessário o preenchimento com 109 mil metros cúbicos de material rochoso, uma vez que o desmoronamento destruiu 100 metros de extensão, com 45 metros de profundidade, 60 metros de largura na base da ruptura e 16 metros de pistas de rolamento e acostamento, considerando a topografia íngreme e instável da região.

Leia também