Geral

Com avanço na recuperação das estradas, Patrulha Agrícola retoma atividades na semana que vem

Publicado em: 30 de maio de 2024 às 07:33
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Notícia foi confirmada pelo secretário municipal da Agricultura, Décio Hoscheidt

    Após as intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde o final de abril, causando destruição em todo o estado e afetando severamente o setor da agricultura, a Patrulha Agrícola de Santa Cruz do Sul retomará suas atividades na próxima semana. A notícia foi confirmada pelo secretário municipal da Agricultura, Décio Hoscheidt, em entrevista ao Grupo Arauto de Comunicação.

    O titular da pasta revelou que a Administração Municipal garantiu um orçamento adequado para a retomada das operações. “Fui chamado no gabinete da prefeita Helena Hermany, ela me sinalizou com algum orçamento bom para realmente a gente voltar na segunda-feira com força total, porque até então a gente tinha feito uma força-tarefa com as obras para desobstruir estradas”, disse. Segundo ele, é necessário voltar ao trabalho, pois os produtores estão em uma época que precisam ser transportados os insumos para começar o plantio. “Nós precisamos estar com as estradas preparadas para podermos assim facilitar o serviço deles”, completou.

    Nesta semana, foi realizada a instalação do Gabinete Itinerante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Santa Cruz do Sul, juntamente com a entrega de maquinário a diversas prefeituras atingidas pelas enchentes. A notícia foi recebida com otimismo pelo secretário. “Eu acho que é de suma importância, primeiro pelas máquinas que serão entregues para as prefeituras. E digo, além disso, mais importante é a vinda dos ministros aqui no nosso meio, na nossa casa, para realmente ver como está a situação. Então com certeza isso será levado muito em conta por eles e com certeza ajudas maiores virão para que a gente possa voltar a uma certa normalidade”, destacou.

    Leia mais: Gabinete itinerante do Ministério da Agricultura e Pecuária do Estado é instalado em Santa Cruz

    O secretário enfatizou que os novos equipamentos são vitais para a recuperação das áreas afetadas. “Com certeza essas máquinas são de grande uso, porque com uma retroescavadeira eu posso melhorar o caminho de roça que foi destruído pelas chuvas, posso fazer uma terraplanagem para uma futura construção, posso estocar um e outro toco para uma abertura de roça, então isso é de suma importância”, explicou.

    Apesar dos desafios, Décio expressou confiança na recuperação dos agricultores locais. “Claro que isso vai levar tempo. Sabemos que vai ter muito serviço a ser feito, mas conhecemos nossos produtores rurais e com certeza nunca lhes faltou esperança. Não é essa tempestade e granizo, depois a enchente que abalou nossa cidade e interior, que nós vamos deixar de produzir para que o trabalhador consiga se alimentar”, disse.

    “Para o nosso produtor nunca faltou esperança. […] Vamos dar a volta por cima e no ano que vem, com o trabalho feito por todos eles, estaremos colhendo uma grande produção por todos os produtores”, concluiu.