Geral

Projeto prevê compensação para empresas que investirem na reconstrução do Rio Grande do Sul

Publicado em: 29 de maio de 2024 às 10:31 Atualizado em: 29 de maio de 2024 às 10:42
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Deputado Elton Weber concedeu entrevista ao Grupo Arauto de Comunicação| Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Proposta do deputado estadual Elton Weber visa dar agilidade e encurtar a burocracia

    O deputado estadual Elton Weber (PSB) protocolou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei criando o Programa de Colaboração para Recuperação da Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Proinfra). A proposta busca estimular a participação da sociedade civil organizada em obras de reconstrução da infraestrutura, como creches, pontes e escolas atingidas pelas enchentes. Pela proposição, empresas que colaborarem para reconstrução terão esses valores investidos deduzidos do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido.

    Em entrevista ao Grupo Arauto de Comunicação, o parlamentar destacou que a iniciativa é importante para dar agilidade. “Muitas vezes, o setor privado é mais rápido em contratar e executar uma obra, ponte ou estrada do que o setor público. Então, agora, todos nós temos que fazer o máximo possível para com agilidade ajudar quem tanto precisa”, disse.

    O deputado destacou também a importância da colaboração entre os entes federativos para a recuperação das áreas afetadas pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. “A esfera federal, estadual e municipal e todos nós também, da forma como pudermos, temos que nos ajudar. As demonstrações de solidariedade em salvar vidas, ajudar as comunidades, levar comida, limpar casas, tudo isso faz parte”, afirmou.

    Sobre as ações da Assembleia Legislativa, o parlamentar informou que foram aprovados, em caráter de urgência, diversos projetos de lei enviados pelo governador, visando remanejar recursos do orçamento e encurtar a burocracia para acelerar a chegada de ajuda às regiões afetadas. “Agora nós temos que fazer isso”, colocou.

    Para finalizar, Weber ressaltou o trabalho conjunto na área da agricultura, com esforços para unificar demandas de diversas entidades e levá-las ao governo estadual e federal. “Nossas pautas são conjuntas, contemplando agricultores, cooperativas, agroindústrias e todos os segmentos. Neste momento, o mais importante é estarmos todos juntos para reconstruir o nosso estado e ajudar as milhares de pessoas atingidas pela catástrofe de quatro semanas atrás”, concluiu.

    Leia também: Gabinete itinerante do Ministério da Agricultura e Pecuária do Estado é instalado em Santa Cruz