Santa Cruz do Sul deu início, na manhã desta segunda-feira (29), na 35ª Feira do Livro e na 1ª Festa Literária Internacional. Apesar da cerimônia oficial estar marcada para o início da noite, as bancas já estão abertas na Praça Getúlio Vargas, na região central do município, e movimentam estudantes, comerciantes e comunidade em geral.
Leia também: Prefeitura de Santa Cruz realiza cadastro para castração gratuita de animais no Loteamento Mãe de Deus
Representante da Martins Livreiro Editora, de Porto Alegre, Luiz Borges participa do evento pelo oitavo ano consecutivo. Segundo ele, a programação anual se destaca pelo compromisso com a cultura regional. “Quando começa o ano, é uma das primeiras feiras que a gente agenda, pelo que a cidade faz pela Feira do Livro”, disse.
Quando questionado sobre as expectativas de vendas, Luiz ressalta a força da Academia de Letras de Santa Cruz e a produção constante de lançamentos por parte dos autores da região. Os livros locais, segundo ele, superam em vendas até mesmo os best-sellers comerciais. “Esses lançamentos que são locais, normalmente são superiores aos vendidos nos sites”, destacou.
Escolas
As primeiras horas da feira formadas pela presença de estudantes. A professora Inês Henn, da Escola Rio Branco, de Linha Saraiva, acompanhou uma turmas. De acordo com ela, o educandário promove o projeto Leitura na Escola. Todos os dias, durante dez minutos, os alunos são convidados a lerem diferentes obras.
“A gente tenta resgatar a leitura do livro literário dentro da escola. É o momento para pegar a obra e ler. A gente percebe que isso não acontece mais com muita frequência entre os adolescentes. Então, por isso, a importância do projeto, para fazer com que eles tenham esse contato com a obra e instigar eles a cada vez ler mais”, explicou.
Notícias relacionadas
Alta temperatura favorece o aparecimento de insetos
Biólogo e especialista em Entomologia da Unisc explicou as razões do maior volume surgir no verão e os cuidados
Cavalgada do Bem vai recolher alimentos em Vera Cruz
Iniciativa do CTG Candeeiro da Amizade chega na sexta edição e vai percorrer diversos bairros para arrecadar itens para famílias carentes
Memorial Broenstrup se torna patrimônio público de Santa Clara
Local reúne documentos e objetos que contam a história da antiga fumageira
IPVA em Santa Cruz deve arrecadar mais de R$ 90 milhões
O montante apresentado se refere ao valor integral. Mas, da arrecadação, 50% é do Estado e 50% é do município onde o veículo foi emplacado