Geral

Idosos podem receber recursos através do Imposto de Renda

28 de outubro de 2016
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Luciana Mandler/ Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Vera-cruzenses têm a oportunidade de contribuir com o Fundo Municipal criado para beneficiar a melhor idade

    Desde o início do ano, Vera Cruz conta com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa, criado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Compei). Com isso, empresas, entidades e pessoas físicas poderão efetuar doações e abater no Imposto de Renda (IR). Na manhã desta quinta-feira, dia 27, conselheiros, durante reunião, debateram ações para incentivar doações.

    Pessoas físicas podem declarar apenas através do imposto de renda completo. No ano seguinte, têm a possibilidade de fazer o resgate do valor, conforme explica a conselheira Rosana de Lara. “A pessoa que fez a doação vai receber este dinheiro corrigido mais uma aplicação, sendo até uma vantagem. É um benefício tanto para o idoso quanto para quem está contribuindo”, avalia.

    A doação pode ser de até 6% do imposto. Já pessoas jurídicas podem fazer o repasse de 1%. A doação do valor deve ser feita até dezembro. “Após o depósito, o contribuinte deverá informar o Setor de Contabilidade do Executivo Municipal, onde receberá uma guia de depósito como comprovante para a declaração do IR.

    Para receber o recurso, a entidade que possui atividade voltada ao idoso terá que estar inscrita no Compei e apresentar um projeto. Conforme a conselheira Íris Ziani, além de inscrita no Conselho, a entidade deve estar exercendo atividades com idosos há pelo menos um ano.

    CONTA DO FUNDO
    CNPJ: 2373252000125
    Banco: 041 – Banrisul
    Nº da agência: 0959
    Nº da conta: 04.115588.0-2
    OBS: Após o contribuinte efetuar o depósito deve informar o Setor da Contabilidade da Prefeitura (Carlos ou Marcos) para receber uma guia de depósito como comprovante para o IR.