Geral

Sem luz há um mês, moradores da Travessa Bohnem protestam em frente à RGE

Publicado em: 28 de maio de 2024 às 12:47 Atualizado em: 28 de maio de 2024 às 19:53
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Cerca de 20 famílias da localidade se mobilizaram em busca de uma solução para a falta de energia que já dura 30 dias

    Na manhã desta terça-feira (28), uma manifestação foi realizada em frente à unidade de atendimento da RGE, em Santa Cruz do Sul. Cerca de 20 famílias residentes da Travessa Bohnen, do interior da cidade, se mobilizaram em busca de uma solução para a falta de energia que já perdura por 30 dias, desde o temporal ocorrido no final de abril.

    Entre os manifestantes estava Clecio Back, um dos moradores afetados pela situação. “Já se passaram 30 dias e nada foi resolvido até agora. A gente precisa de uma solução. Temos produção de leite, muitas pessoas idosas, e agora, no inverno, a situação se agrava ainda mais“, desabafou.

    Os moradores afirmam ter procurado a RGE, mas até o momento não receberam uma previsão concreta para o restabelecimento da energia. “Informaram que não têm data ainda para restabelecer nossa energia porque houve um acesso que foi interrompido“, relatou o morador.

    A falta de energia tem gerado grandes prejuízos para os moradores, especialmente para os produtores de leite, que dependem da eletricidade para manter a produção. Clecio revelou ter gastado cerca de R$ 1,5 mil reais em combustível para abastecer um gerador, visando minimizar as perdas na produção. “Muitos produtores até já tiveram que jogar o leite fora por falta de qualidade, porque precisamos cumprir um padrão para poder vendê-lo“, acrescentou.

    A RGE informou que a região está com os acessos comprometidos, impedindo a chegada de caminhões para efetuar os reparos na rede. A empresa também afirmou que está em permanente contato com a prefeitura de Santa Cruz do Sul para viabilizar um acesso alternativo e também estuda um novo traçado para a rede, uma vez que a atual não tem mais condições de segurança. Tão logo isso seja resolvido, a RGE informa que providenciará os consertos e o restabelecimento da energia aos clientes.

    LEIA TAMBÉM: Advogado relata angústia ao tentar resgatar esposa em meio a enchente em Rio Pardinho