Geral

Quinta-feira será de procissão e missa em Vera Cruz

Publicado em: 28 de maio de 2024 às 07:46
  • Por
    Paola Severo
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Procissão ocorre após a missa na Igreja Matriz e percorre as ruas no entorno da quadra | Foto: Paola Severo/ Arquivo Arauto
    compartilhe essa matéria

    A solenidade de Corpus Christi, vivida pelos católicos todos os anos, 60 dias após a Páscoa, será celebrada na próxima quinta-feira, dia 30. Em Vera Cruz, o feriado será marcado pela missa e tradicional procissão, na Comunidade Católica Santa Teresa, às 9 horas.

    De acordo com o padre Dionísio Kist, a programação terá dois vieses principais, a comemoração dos 65 anos de Vera Cruz, com a apresentações do Coral Municipal e da Banda Municipal, e também a solidariedade, com a doação de itens às famílias atingidas pelas enchentes no município. Ele ressalta que entre as motivações da celebração está dar graças a Deus pela presença de Cristo na Eucaristia, instruir o povo de Deus a respeito deste mistério da fé e da devoção.

    Esperamos a presença de todas as comunidades, onde ao longo do mês fazemos celebrações da eucaristia”, disse. O convite também é para todos os ministros, que visitam as famílias e multiplicam a Eucaristia nas comunidades, para que estejam presentes na missa e na procissão com suas vestes. As crianças que estão participando da catequese também estão convidadas a comparecer.

    O pedido aos participantes é que levem doações, de alimentos não-perecíveis, produtos de higiene e limpeza ou cobertores, já que se aproxima o período mais frio e ainda há famílias desabrigadas. “Além do tradicional tapete ornamentado em frente à igreja, vamos confeccionar o tapete da solidariedade às pessoas necessitadas. Isso quer simbolizar a nossa solidariedade às vítimas da enchente não só de Vera Cruz, mas também de outros locais”, afirmou o pároco.

    Após a missa, a procissão percorre as vias na quadra da Igreja Matriz, e no caminho serão montados quatro altares simbolizando temas importantes para a data. Em frente à Escola Anchieta, em uma residência de família, na Secretaria de Desenvolvimento Social, e por fim, haverá um altar também lembrando as pastorais voltadas à caridade. Em caso de chuva, no entanto, a procissão será cancelada e a celebração será realizada no interior da igreja.

    Corpus Christi

    A origem da celebração de Corpus Christi remonta ao ano de 1264, quando um milagre eucarístico aconteceu na cidade italiana de Bolsena. As relíquias da Santíssima Eucaristia, que tinham se transformado em carne ensanguentada, foram levadas em procissão até a cidade de Orvieto. Já havia no mundo católico um movimento para o reconhecimento de uma festa da Eucaristia. O acontecimento milagroso levou o Papa Urbano IV a decretar a vivência litúrgica da solenidade para toda a Igreja Católica.

    A cerimônia ocorre numa quinta-feira, data de realização da última ceia onde Cristo instituiu a Santíssima Eucaristia, a qual Ele está realmente presente em corpo, sangue, alma e divindade. Este sacramento é o mais sublime. Por isso, em manifestação de reverência e culto público, a Eucaristia é levada na procissão e às ruas podem ser enfeitadas.

    LEIA MAIS: Programação de Corpus Christi terá Coral e Banda Municipal