Geral

Estudantes de Gastronomia da Unisc fazem estágio em restaurante na França

28 de abril de 2024
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Alunos ficam por seis meses no Restaurante e Hotel Le Rive Gauche, localizado em Joigny | Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Estudantes do Curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) têm a possibilidade de realizar o estágio acadêmico em um estabelecimento gastronômico na França. A proposta ocorre por meio da parceria da Universidade, via Assessoria Internacional, com a Escola de Francês La Provence de Minas Gerais. Neste ano, dois alunos estão, desde março, vivendo a experiência no Restaurante e Hotel Le Rive Gauche, localizado em Joigny.

    Louise Ferreira Dreher, de 20 anos, e Eduardo Kirst Dal Berto, de 25, devem retornar ao Brasil somente em outubro. Antes disso, ainda vão viver mais experiências incríveis, tanto na profissão que escolheram como turistando pelo país. “Chegamos e ficamos dois dias em Paris, começamos com o pé direito, foi mágico ver a torre Eiffel e conhecer os outros pontos. Já em Joigny, tem sido uma experiência bem diferente, um novo idioma, hábitos e construções bem diferentes. Acredito que a gente vê algo novo todo dia e aprende muito na cozinha”, diz Louise.

    Confira ainda: Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%

    Já para Eduardo, a experiência tem sido verdadeiramente memorável desde o momento em que chegaram à cidade e conheceram o chef e o local onde iriam trabalhar. “Cada momento tem sido uma nova e desafiadora experiência, tanto em termos de ambiente e pessoas, quanto de idioma. Este período irá me proporcionar um conhecimento que vai além das paredes da universidade. Estou imerso em uma nova cultura, país e idioma, o que, certamente, enriquecerá minha carreira e minha vida de maneiras inimagináveis.”

    Tanto Louise como Eduardo têm o mesmo horário de trabalho. Eduardo fica na parte de preparo de carnes, junto com um subchefe. Ali ele auxilia colocando preparações no forno, fritando e no ‘mise en place’, termo francês que consiste em separar os utensílios que serão usados para a preparação da comida e deixá-los na bancada.

    Leia também as últimas notícias

    Louise, por sua vez, fica na parte de pâtisserie, mais diretamente na confeitaria. Ajuda no preparo das receitas e dos pratos. “Estou nesta parte desde que chegamos aqui, mas pode acontecer de ir para outra parte da cozinha, pode ocorrer esta rotatividade”, explica.

    “A oportunidade de estágio surgiu durante uma breve apresentação da Assessoria Internacional da Unisc, realizada nas primeiras aulas do semestre. Fiquei imediatamente intrigado e interessado”, define Eduardo. Para os estudantes do Curso ou que queiram ingressar na área, a escola La Provence atua como mediador entre o Brasil e a França para a busca de locais de estágio como cozinhas de restaurantes, hotéis, bares, confeitarias, etc.

    Para participar o estudante precisa cumprir os seguintes requisitos: ter conhecimento da língua francesa, nível intermediário ou avançado; manter-se vinculado à Unisc pelo período de realização do estágio no exterior;  ter idade superior a 18 anos e ter um bom desempenho como estudante do Curso de Gastronomia. Mais informações pelo telefone/WhatsApp 51 3717 7314; email [email protected] ou no bloco 2, sala 206, do campus Sede da Unisc.

    Vídeos curtos