Geral

Santa Cruz do Sul apresenta case sobre ensino da língua alemã

27 de outubro de 2016
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Evento ocorre em Porto Alegre e é promovido pelo Instituto Goethe

    Uma comitiva da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), de Santa Cruz do Sul, partiu na manhã desta quinta-feira (27), rumo à capital do Estado, para participar de um evento promovido pelo Instituto Goethe, instituição parceria do município no ensino da língua alemã. Estarão presentes também profissionais da educação de outros municípios do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

    Diretores das escolas que oferecem o idioma alemão e professores, acompanhados pela coordenadora pedagógica, Lígia Hoppe, farão entre hoje e amanhã, a apresentação de um case sobre o ensino da língua na rede pública municipal. O encontro será aberto pelo cônsul geral da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann. A secretária municipal de Educação e Cultura, Jaqueline Marques, viaja amanhã para participar do encerramento do evento. 

    Atualmente o idioma integra a base curricular de seis escolas da rede municipal e é oferecido também, por meio de oficinas, em outras cinco. Ao todo, 535 alunos do ensino fundamental são contemplados com a oportunidade de aprender um segundo idioma estrangeiro.

    Desde 2008, o Instituto Goethe aplica as provas de proficiência para os estudantes de Santa Cruz do Sul e também assiste o município na formação continuada dos professores, com metodologia e didática. Além disso o Goethe presta auxílio com materiais didáticos, através da atualização constante de uma biblioteca consignada de alemão para os professores da região.

    O sucesso da iniciativa na rede municipal é tanto que, em 2014, uma aluna da Emef Christiano J. Smidt, realizou a prova de proficiência junto com outros colegas e acabou sendo sorteada para uma viagem à Alemanha. Ela ganhou também uma bolsa de estudos.