Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) a Operação Bandejão, para combater fraudes no controle de pagamentos feitos pela União a cinco empresas que administram restaurantes universitários em unidades da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
Mais de 100 policiais federais cumprem 22 mandados de busca e apreensão e 3 ordens de condução coercitiva nas cidades gaúchas de São Borja, Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Uruguaiana, São Gabriel e Jaguarão; e em Araraquara, São Paulo. Em Vera Cruz, é cumprido um mandado de busca, sendo que os policiais estiveram em uma residência na Rua Paulo Luiz Rech, no Centro de Vera Cruz. Também estiveram em um estabelecimento na Rua Professor Rudolfo Wazlawick.
A investigação teve início em 2016 a partir de informações da Procuradoria Federal que atua junto a UNIPAMPA. De acordo com as apurações, as empresas teriam burlado os controles oficiais, duplicando lançamentos pelas refeições oferecidas a milhares de alunos em várias unidades da Universidade, causando cerca de três milhões de reais em prejuízos com pagamentos indevidos.
Em alguns casos, há indícios de que as empresas utilizaram senha e matrícula dos alunos para lançamentos falsos nos sistemas, gerando pagamentos por refeições não servidas. Em outros casos, alunos consumiram refeições em dois restaurantes universitários no mesmo dia, com minutos de diferença nos lançamentos. Acredita-se, por isso, no envolvimento de servidores públicos federais nas fraudes detectadas. Os crimes investigados são corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha.
Notícias relacionadas
Carro tomba após colisão no Bairro Arroio Grande
Sinistro de trânsito aconteceu no cruzamento das ruas João Baumhardt e Piauí
Homem é atropelado na RSC-287 em Vera Cruz
Acidente aconteceu na tarde desta quinta-feira
Encruzilhada do Sul busca ampliação do efetivo de segurança pública
Município pleiteia junto às lideranças estaduais um incremento de agentes da Polícia Civil e Militar, e a implantação da Sala das Margaridas
Júri por sequestro, tortura e morte de casal vale-solense inicia nesta quinta
Em 2 de fevereiro de 2014, em Faxinal de Dentro, Antonio Celestino Lummertz e Lonia Gabe foram sequestrados e no dia 8 foram mortos asfixiados