Geral

Reformas do PA e da UTI pediátrica do Hospital Santa Cruz devem ser concluídas em agosto

Publicado em: 27 de julho de 2024 às 11:09 Atualizado em: 27 de julho de 2024 às 11:56
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: reprodução/redes sociais HSC
    compartilhe essa matéria

    Diiretor geral do Hospital Santa Cruz, Vilmar Thomé atualizou o andamento das obras em entrevista ao Grupo Arauto

    As reformas completas do Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz e da UTI Pediátrica devem ser concluídas no próximo mês. Em entrevista ao Direto ao Ponto, na Arauto News, o diretor geral do Hospital Santa Cruz, Vilmar Thomé, atualizou o andamento das obras.

    A restauração do PA conta com quatro etapas: construção da sala de espera externa, melhorias no ambiente interno, e as ampliações da sala de emergência, da sala de espera e dos consultórios.

    Recentemente, foi inaugurada a nova sala de espera externa. O espaço, localizado na parte de fora, em frente ao prédio, possui ambiente climatizado, garantindo melhor acolhida aos familiares e acompanhantes que desejam aguardar no local. Anualmente, cerca de 40 mil atendimentos são realizados na unidade.

    O diretor explicou que a expectativa é que a estrutura seja entregue ainda em agosto. “São obras que são executadas com os serviços funcionando. Então elas acabam tendo um tempo de execução que precisa se adaptar a realidade da assistência”, disse. “Devemos ter o relatório final da área de engenharia para o recebimento da obra”, adicionou.

    Thomé explicou que os serviços, que contemplam a Unidade de Pronto Atendimento SUS / Urgência e Emergência, foram feitos em praticamente toda a estrutura. Para as ampliações e reforma do PA foram realizadas demolições, instalações de rede de gases medicinais e de sistema de climatização central, readequação dos pontos hidráulicos, elétricos e de rede de internet, acessibilidade dos ambientes, pinturas, coberturas, entre outras melhorias.

    “São recursos quase que 100% deles oriundos da Câmara de Vereadores e também da Secretaria de Saúde”, concluiu.

    Já a obra de reforma da pediatria foi financiada por meio de uma emenda do deputado federal Giovanni Chierini, no valor de R$ 300 mil. O diretor disse que a obra também deve ser entregue em agosto, no entanto, a ativação dessa nova unidade está condicionada ao aditivo de contrato que vai garantir o custeio da operação e que ainda depende de questões burocráticas junto à Administração Municipal.

    “Agora, já estamos em fase conclusão também. Agora, já está na pauta com a Secretaria Municipal da Saúde, com a prefeitura, nós precisamos fazer aditivos contratuais. Vem aí, as próximas semanas para firmarmos esses contratos, contratarmos as equipes e colocarmos a UTI Pediátrica em funcionamento, mas evidentemente que nós precisamos também desse ajuste contratual que está a caminho”, disse.

    O Hospital Santa Cruz é reconhecido como referência na região, especialmente em casos de parto de alto risco, o que frequentemente ocupa leitos nas maternidades, UTI’s e também na pediatria. A reforma tem o objetivo de aprimorar a infraestrutura para melhor atender a demanda crescente e diversificada dos pacientes.