Geral

Crianças desabrigadas em Venâncio Aires recebem práticas de saúde bucal

Publicado em: 27 de maio de 2024 às 15:47 Atualizado em: 27 de maio de 2024 às 15:49
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Além disso, a unidade móvel que disponibiliza serviços de enfermagem e médico também oferta atendimentos para as vítimas

    O município de Venâncio Aires está com dois abrigos ativos com famílias que perderam suas casas na enchente, localizados em Linha Estância Nova e Linha Mangueirão. Dentre todas as ações que estão sendo desenvolvidas nos locais, práticas e orientações em saúde bucal foram realizadas na última semana com as crianças dos abrigos. No total, 22 crianças receberam instruções da maneira correta de higiene, realizaram escovação supervisionada, e ganharam kits com escova e creme dental.

    Leia também: “Precisamos unir forças neste momento”, destaca presidente da Amvarp

    “Há o entendimento de que prevenir, orientar e realizar ação de escovação dental supervisionada motiva as crianças a criarem o hábito. Com toda situação dos últimos dias em torno das enchentes, dificulta às famílias terem este cuidado com as crianças até mesmo por existirem outras prioridades e preocupações no momento em que todos estão abrigados num mesmo local. A importância das ações de saúde estarem presente nestes locais gera conforto e amparo”, destaca o Coordenador em Saúde Bucal, Jonas Caríssimi.

    Além da ação em saúde bucal, a unidade móvel que disponibiliza serviços de enfermagem e médico oferta atendimentos para a comunidade. “Ocorrem integralmente os serviços de enfermagem e atendimento médico ao longo da semana possibilitando que não seja necessário deslocamento e ameniza as situações que podem ser geradas oriundas de enchentes e mudanças climáticas. Num momento de sofrimentos e tristezas, enaltecer os cuidados com saúde bucal e devolver o sorriso às crianças, fazem o trabalho valer a pena. É mais um dos tantos serviços e ações que tanto a administração, quanto os voluntários, estão realizando junto aos abrigos”, comenta Caríssimi.

    A equipe, formada por dois dentistas e duas auxiliares, contou com a participação do Dentão, mascote da saúde bucal.