Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Despachante Machado: meio século de serviços em Santa Cruz do Sul

    27 de abril de 2024
    Empresa fica localizada na Rua Júlio de Castilhos, número 1367, no Bairro Goiás | Foto: Pedro Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Em 2024, a Despachante Machado comemora meio século de serviços em Santa Cruz do Sul. Localizada na Rua Júlio de Castilhos, número 1367, no Bairro Goiás, a empresa se estabeleceu como local confiável para a obtenção e regularização de documentos relacionados a veículos.

    Antigo taxista, Sergio Luiz Machado, aos 23 anos de idade, foi inspirado por sua esposa, que gerenciava um escritório de contabilidade, a ingressar na área de despachante. Em 14 de abril de 1974 abriu seu próprio negócio.

    O Despachante Machado realiza uma variedade de serviços, desde emplacamento e transferência de propriedade até licenciamento e isenções fiscais para pessoas com deficiência. A empresa também se destaca na orientação de clientes sobre questões relacionadas ao trânsito e à documentação veicular.

    Machado, ao refletir sobre os 50 anos de história da empresa, observa as mudanças que ocorreram no setor ao longo do tempo. Desde as transformações na legislação até a evolução dos processos digitais. Nos primeiros anos, o despachante atendia a carros clássicos, como o Fusca, Chevette, Dodge 1800 (conhecido como Dodginho) e a Kombi. “A cada mudança, tivemos que conhecer novos caminhos”, disse.

    O empresário ressaltou também a importância de um despachante nos processos de documentação veicular. Segundo ele, é através deste profissional que o condutor receberá informações sobre infrações e falsificações de documentos. “Eu sugiro que sempre se contrate um despachante, para a gente poder dar com segurança a informação e dar segurança no desenvolver do processo”, concluiu.