Cultura e Entretenimento

Candeeiro faz pré-estreia de Alma Pampa, temática que levará ao Enart

Publicado em: 26 de outubro de 2024 às 08:00
  • Por
    Portal Arauto
  • CANDEEIRO É O REPRESENTANTE DA REGIÃO NA FORÇA A DO ENART | ARQUIVO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Jantar com apresentações ocorre no dia 1º de novembro, véspera de feriado, na Comunidade Evangélica do centro de Vera Cruz

    A noite de sexta-feira que vem, dia 1º de novembro, véspera de feriado, será marcada pela pré-estreia da temática que a Invernada Adulta do CTG Candeeiro da Amizade, chamada Os Candeeiranos, de Vera Cruz, vai apresentar na final do Enart, que ocorre em Santa Cruz do Sul. A apresentação deste ano dá continuidade à narrativa do festival de 2023. Se no ano passado o grupo destacou Pampa Pietá e pediu perdão pela reconstrução do pago, neste ano celebra a Pampa Gaúcha. Como nome do tema, elegeu “Alma Pampa”.

    Ainda que os detalhes das coreografias de entrada e saída e as novas indumentárias criadas para as prendas e peões que irão abrilhantar ainda mais esse trabalho sejam revelados apenas no evento do dia 1º, a instrutora Bruna Kohl antecipou um pouco do que o público vai poder assistir neste ano. O tema é ambientado no pós-guerra, especificamente em 1851. Nesse período, o Rio Grande do Sul, devastado por uma década de conflitos, busca encontrar no solo fértil da Pampa a esperança de um novo começo. O que vem por aí? Para saber, basta prestigiar o evento de pré-lançamento.

    O jantar ocorre no salão superior da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana (IECLB) de Vera Cruz, a partir das 20h30min. Estão sendo vendidos ingressos a R$ 45 (adultos) e R$ 25 (5 a 10 anos). No cardápio, galeto, massa, molho branco, molho à bolonhesa e saladas diversas. Os ingressos podem ser reservados com os dançarinos ou com o coordenador Flavio, através do fone/Whatsapp: 51 99677-2060.

    A participação da comunidade neste evento é muito importante para nós, o evento serve como um teste, como o nome já diz, é uma pré-estreia, onde testamos todo o espetáculo para que os ajustes necessários sejam feitos até o dia da apresentação no Enart”, convida Bruna. Além disso, é uma forma de captação de valores que auxilia a pagar os custos que o grupo possui para toda essa construção, assim como uma forma de agradecimento por todo o auxílio que recebe durante o ano. “Muitas vezes não temos como retribuir a todos”, completa.

    Acredito que a melhor forma de retribuirmos a todos que torcem e nos ajudam durante o ano é dar o nosso melhor e apresentar um bom trabalho para representar nossa entidade, nossa cidade e toda a nossa comunidade vera-cruzense”, exalta a instrutora. O CTG Candeeiro da Amizade é o único representante da 5ª Região Tradicionalista na Força A desta final do Enart.

    Ficha técnica:

    • Dançarinos: 32 (16 casais)
    • Instrutores e responsáveis técnicos : Alex Von Martin, Bruna Rafaela Kohl e Toni Sidi Pereira
    • Coreógrafo: Luis Afonso Ovalhe Torres
    • Pesquisa e contexto de apresentação: Gabriel de Souza
    • Musical: Cristiane Gomes, Juliano Eloy, Dênis Magalhães, Elias Coimbra, Ernesto Piovesan e Artur Da Silva Eloy
    • Composição de música inédita: Alexandre Brunetto
    • Coordenação artística: Flavio Silva

    Leia também