Cultura e Entretenimento

Daiana Fuelber é indicada ao prêmio Lente de Ouro 2016

26 de setembro de 2016
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo Pessoal
    compartilhe essa matéria

    Além da vera-cruzense, Cristian Frantz, de Venâncio Aires, também concorre ao prêmio

    O que era brincadeira de criança, virou profissão de gente grande. Daiana Fuelber, fotógrafa vera-cruzense, concorre ao prêmio Lente de Ouro 2016, na categoria Fotógrafo Revelação, do maior diretório de fotógrafos e videomakers de casamento do mundo, o Inspiration Photographers.  A indicação ocorreu através do voto direto de todos os membros do Inspiration Photographers, que receberam uma ficha de votação. Foram indicados a "revelação do ano em fotografia" os fotógrafos brasileiros e estrangeiros que mais se destacaram recentemente no cenário nacional e internacional, por diversos critérios como prêmios, qualidade do trabalho, inspiração, destaque na mídia e outros.

    Desde pequena, Daiana carregava em suas mãos uma câmera antiga. Até 2013, tudo era hobby. Ela costumava fazer fotos de modelo da irmã e, quando percebeu, as coisas foram tomando outro rumo. "A brincadeira então começou a ficar séria. Comecei a receber pedidos de orçamento para fotos, pelo próprio Facebook", conta. Dessa forma, em 19 de setembro de 2013, ela abriu, legalmente, sua primeira empresa. E foi nesse dia, mas em 2016, que Daiana ficou sabendo de sua indicação para o Lente de Ouro. Antes de iniciar na profissão de fotógrafa, Daiana cursava Ciência da Computação. Mas, no 6º semestre, trancou o curso para se dedicar ao que sempre esteve em sua veia: a paixão por eternizar momentos. Para se especializar, Daiana participa, sempre que pode, de workshops, seminários e congressos. "A atualização é constante, então, sempre busco melhorar", explica. 

    O lente de Ouro que acontece em novembro em Balneário Camboriú, conta com mais de 10 categorias entre fotografia e videomakers. Na categoria Fotógrafo Revelação, na qual Daiana foi indicada, há 27 concorrentes de diferentes partes do mundo. Sem nenhum fotógrafo na família, Daiana acredita que seu amor tenha relação com outra paixão de sua vida: a tecnologia. "Talvez isso tenha ajudado um pouco. Porque eu queria muito ter uma câmera e quando adquiri a primeira, eu fotografava de tudo", lembra. Gatos, cães, a irmã. Estes eram os principais seres registrados pela lente de Daiana. Porém, hoje, o que ela mais ama é registrar a palavra sim, em todos os casamentos que fotografar. Daiana, em 2015, recebeu um selo pelo Inspiration Photographers e, este ano, abriu fronteiras, viajando para outros países, para fotografar casais estrangeiros. A fotógrafa registrou três casamentos em Portugal, ponto alto de sua carreira. Ela ainda já trabalhou na Espanha, Londres e em Paris.       

    Destaque de Venâncio Aires

    Cristian Frantz, fotógrafo venâncio-airense, também é um dos 27 indicados para receber o prêmio Lente de Ouro do maior diretório de fotógrafos e videomakers do mundo, o Inspiration Photographers. Cristian, que já recebeu outros destaques e selos internacionais, concorre com grandes nomes da fotografia nacional e internacional. Em novembro Cristian Frantz estará em Camboriú, Santa Catarina, no Inspiration, onde será conhecido o nome do grande vencedor do prêmio Lente de Ouro 2016. Conforme o Instituto, a premiação irá fechar o ano com chave de ouro já que ganha nesta edição outras duas novidades: Life Share e o Cine Wedding, duas inovações que vão revolucionar o mundo da fotografia e do vídeo de casamento.

    Cristian que nasceu no meio da fotografia, seus pais e tios são fotógrafos, e está no mercado especificamente de casamentos há quatro anos, está ainda anestesiado com a indicação.  Ele recebeu a notícia através de uma amiga e nos últimos dias divide o tempo entre os cliques com a emoção de estar entre os 27 indicados ao Lente de Ouro.  “É uma mistura de sensações que eu ainda não sei explicar direito. É o prêmio mais importante da fotografia de casamento no Brasil e estar entre os relacionados é um privilégio que eu ainda não esperava”, revela Cristian ao avaliar o ano de 2016 como o ano de maior evolução e crescimento da sua fotografia autoral.

    “É um momento muito feliz. Chegar lá e ganhar é consequência, meu troféu eu já ganhei com a indicação”, diz. Tendo um currículo com mais de 100 casamentos realizados em todo o Estado, Cristian Frantz é formado em Fotografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e participa de workshops com fotógrafos de casamento do país, como Nei Bernardes, Robison Kunz, Joel Richter e Everton Rosa. Enquanto não está registrando os momentos mais marcantes dos noivos por ai, Cristian está em sala de aula onde divide seus conhecimentos em cursos de workshops para amadores e ministra aula no curso de Tecnologia em Fotografia da Unisc. Especializado em fotografias de casamentos, o fotógrafo venâncio-airense possui cinco premiações para seu estúdio, sendo dois selos da Bride Association, uma das maiores associações de fotógrafos de casamento do Brasil, concedidos a fotografias do seu assistente Jonathan Galdioli e três selos do próprio Inspiration Photographer, para fotografias suas.