Geral

Vera Cruz tem um novo Juiz

26 de abril de 2024
  • Por
    Guilherme Bender
  • compartilhe essa matéria

    Foto: Guilherme Bender. Com 27 anos, Jasper assume a Comarca de Vera Cruz

    Guilherme Roberto Jasper é o novo juiz da Capital das Gincanas. Formado em Direito em 2018 pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o magistrado substituiu a juíza titular Fernanda Rezende Spenner, em licença-maternidade. Jasper assumiu a Comarca de Vera Cruz no dia 11 de abril e deve ficar pelos próximos meses respondendo pelos processos judiciais que tramitam no Fórum local.

    O santa-cruzense de 27 anos conta que a Comarca vera-cruzense dispõe atualmente de 12 mil processos pendentes. “É um volume bastante elevado, mas temos uma boa equipe no Fórum que me auxilia bastante. Atualmente temos a meta de despachar ao menos 1.000 processos todos os meses e realizar ao menos 170 sentenças. A juíza Fernanda, nos meses que antecederam a licença-maternidade, superava a meta”, destacou Jasper. “É claro que, pelo volume de processos, às vezes a demora é um pouco maior. Mas toda a equipe trabalha muito bem para que possamos ter a maior produtividade possível. É tudo muito bem organizado, todos os fluxos bem programados, cada um faz muito bem as suas atividades”.

    Leia mais em: Portal Arauto

    As demandas não são somente vera-cruzenses, já que a Comarca da Capital das Gincanas atende também os processos oriundos de Vale do Sol.

    Nova experiência

    A Comarca de Vera Cruz é a primeira assumida pelo juiz. O encaminhamento para o desafio foi feito em dezembro de 2023 e, logo após, Jasper realizou um curso de formação em Porto Alegre, com duração de quatro meses. “Estou gostando bastante do trabalho. É bastante dinâmico, sempre acontecem coisas diferentes. Está sendo bem proveitoso”, revelou. “Para não ficar apenas com um substituto, um juiz que vem apenas resolver casos urgentes, esta última turma formada foi encaminhada para os municípios que necessitavam de um em tempo integral, como é o caso de Vera Cruz, que possui uma demanda muito grande”, frisou.

    Ao contrário de cidades com maior contingente populacional, como Santa Cruz do Sul, Vera Cruz possui apenas um juiz, respondendo por processos cíveis e criminais, em todas as suas áreas e especialidades. A Terra da Oktoberfest, por exemplo, possui um magistrado para cada área.

    Tempo de serviço

    Jasper salienta, no entanto, que o cargo é provisório. “Não é possível estabelecer por quanto tempo vou ficar, não há esta previsão. A última turma é designada provisoriamente para os lugares onde há maior demanda. É bastante provável que eu saia antes da Fernanda voltar”, pontuou. “Neste caso sim, durante um curto período de tempo, assume um juiz de outra cidade, que vem esporadicamente realizar os processos mais urgentes”.

    Vídeos curtos