Geral

Segunda procissão em homenagem a São Jorge ocorre neste sábado em Venâncio Aires

26 de abril de 2024
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Saída da caminhada será às 9h, em frente ao Posto Ipiranga até a Praça da Matriz | Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Neste sábado (27), o Conselho de Matrizes Africanas de Venâncio Aires, em parceria com o Conselho dos Povos de Terreiro, realizam a segunda procissão em homenagem a São Jorge, o Ogum guerreiro. O evento, marcado por fé, devoção e cultura, é aberto a todo público.

    A procissão terá início às 9h, na Rua Osvaldo Aranha, em frente ao posto Ipiranga, e seguirá em direção à Praça da Matriz. Neste trajeto, os participantes terão a oportunidade de manifestar sua devoção e fé através de cantos, orações e gestos simbólicos, honrando São Jorge e sua importância na religiosidade afro-brasileira.

    Confira as últimas notícias

    Ao chegar à praça da Matriz, será realizado o encerramento da procissão, com um toque de tambor em homenagem ao Santo. Esse momento promete ser carregado de energia e espiritualidade, reunindo todos em uma atmosfera de respeito e fé. “A procissão vem com o intuito de unir todos os irmãos, simpatizantes e devotos de São Jorge, Ogum, para homenagear e agradecer todas as conquistas do dia a dia. Além disso, é uma forma de contestar contra a intolerância religiosa”, destaca a Presidente do Conselho de Matrizes Africanas, Sirlane Ferreira (NY do Bará).

    A figura de São Jorge, venerada tanto no Catolicismo, quanto na Umbanda e no Candomblé, representa coragem, proteção e justiça. Sua presença nas celebrações afro-brasileiras é fundamental, simbolizando a luta contra as adversidades e a busca pela harmonia e equilíbrio.