Geral

Em Vera Cruz, vacinação contra gripe vai até 31 de maio

Publicado em: 26 de março de 2024 às 14:09 Atualizado em: 10 de abril de 2024 às 17:40
  • Por
    Jaqueline Rieck
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jaqueline Rieck/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Imunização foi aberta atendendo a todos os públicos que podem ser contemplados

    Começou nesta segunda-feira (25), e vai se estender até 31 de maio a campanha de imunização contra a gripe Influenza em Vera Cruz. O dia D de vacinação vai ser em 13 de abril. 

    Segunda a enfermeira Michele Lopes, coordenadora de imunizações no município, a expectativa da equipe de saúde é alcançar um número maior de pessoas, aumentando a cobertura vacinal, já que os primeiros casos de influenza foram registrados em janeiro. “Isso é consequência do baixo índice de vacinação do ano passado. Apenas 56% da população se vacinou no Rio Grande do Sul. Por esta razão, também iniciamos a campanha mais cedo este ano”, explicou.

    Diferente de 2023, este ano a campanha já inicia com a intenção de disponibilizar o imunizante a todos os públicos. As vacinas podem ser aplicadas em todas as unidades de saúde do município, com exceção de Linha Andréas, que não recebeu o imunizante. 

    Portanto, podem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiências permanentes, profissionais da segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo urbano. “Esperamos que este ano mais pessoas venham se imunizar. Temos vacinas  à disposição”, complementou a enfermeira.

    Sintomas da Influenza

    O vírus influenza tem alta transmissibilidade por espirro e tosse, além do contato direto das mãos e objetos comuns como corrimãos e maçanetas. O paciente pode apresentar febre, dor no corpo, sintomas de mal-estar, tosse, espirros, dor de garganta, coriza e obstrução nasal. 

    Não confunda

    A similaridade dos sintomas gripais pode ocasionar dúvidas aos pacientes em relação à Covid-19 e ainda à dengue, já que o momento é de surto. As descrições abaixo podem auxiliar na hora de distinguir. 
    Na Covid-19, os sintomas mais comuns incluem febre, tosse seca, cansaço e dificuldade respiratória. Perda de olfato e paladar também são sinais distintivos e pode haver sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia. 

    Já a dengue apresenta sintomas típicos que incluem febre alta repentina, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares e erupções cutâneas. A dengue pode causar sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e dor abdominal. Preste atenção a sintomas de alerta, como dor abdominal intensa, sangramento das gengivas, dificuldade respiratória e vômitos persistentes, que podem indicar complicações graves, como dengue hemorrágica.