Temas discutidos são fundamentais para compreender as necessidades individuais de cada aluno
Na tarde de segunda-feira (23), educadores e supervisores escolares da rede municipal de Venâncio Aires finalizaram a formação continuada dedicada à temática da Educação Especial. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, a atualização teve como objetivo fortalecer o conhecimento teórico e prático dos profissionais da educação que trabalham com alunos com Autismo e Deficiência Intelectual.
Durante três segundas-feiras consecutivas – 9, 16 e 23 de outubro -, professores de Educação Especial que atuam nas Salas de Recursos e supervisores escolares participaram dos encontros que abordaram tópicos cruciais no atendimento a alunos com necessidades especiais.
Conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Juliane Weiss Niedermayer, os temas discutidos são fundamentais para compreender as necessidades individuais de cada aluno e fornecer um atendimento personalizado e eficaz.
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“O primeiro encontro se concentrou na Avaliação Inicial do Estudante acompanhado pelo serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Já no segundo, debatemos conhecimentos essenciais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Deficiência Intelectual (DI), bem como suas implicações para as práticas pedagógicas, enquanto o terceiro abordou estratégias e intervenções pedagógicas para o desenvolvimento das funções executivas dos alunos com necessidades especiais”, elenca Juliane.
Ainda de acordo com ela, os encontros forneceram uma oportunidade única para aprimorar o conhecimento e as habilidades dos educadores que trabalham no atendimento aos alunos com TEA e Deficiência Intelectual. “Proporcionar formações continuadas à rede de educação, vem sendo uma constante. As formações possuem o caráter de abordarem temas que de fato farão a diferença na atuação docente, ou seja, diretamente na sala de aula”, finaliza Juliane.
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