Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul
A série “Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações” chega ao décimo episódio. Lançado nesta quinta-feira (26), o conteúdo foi captado em frente ao Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, e aborda a cultura germânica através das festas, da espiritualidade, sociedades, cantos, jogos e a utilização da língua alemã nas inserções culturais.
Quem ajuda a reconstruir a história neste episódio é o professor e historiador Jorge Luiz da Cunha, o comunicador Pedro Thessing e os professores convidados Mártin Goldmeyer e Nestor Raschen.
O primeiro episódio da série, lançado em janeiro, mostrou a chegada dos alemães ao Estado. Já o segundo, lançado em fevereiro, trouxe o início da colonização no Vale do Rio Pardo. No terceiro, divulgado em março, foi contado um pouco sobre a chegada dos migrantes a Santa Cruz do Sul, mais especificamente a localidade de Linha Santa Cruz.
O quarto, lançado em abril, trouxe a importância da Praça Protásio Alves, ou Praça da Matriz, de Rio Pardo, como centro da economia e os negócios da época. Já o quinto episódio, lançado em maio, contou os destaques da construção da cidade de Santa Cruz do Sul desde a época de Colônia de Santa Cruz, assim como a influência da cultura francesa na organização da sede, como as heranças de arquitetura e planejamento de ruas, muito baseado no modelo de Paris.
O sexto episódio, lançado em junho, contou a história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Rio Pardinho, que foi inaugurada em 1866 e teve a primeira torre construída e autorizada. O sétimo episódio da série, de julho, conta sobre a chegada dos primeiros imigrantes alemães nas localidades de Formosa, Ferraz e Rio Pardense. O oitavo episódio contou sobre a chegada dos imigrantes alemães em Monte Alverne, distrito de Santa Cruz do Sul desde 1861
O nono episódio, lançado em setembro, foi captado na localidade de Boa Vista, 2º distrito de Santa Cruz. No local, em 2 de agosto de 1854, o então vigário de Rio Pardo celebrou a 1ª missa na localidade que faz parte do roteiro dos caminhos da imigração.
Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. O povo contribuiu com o desenvolvimento de muitas cidades no Brasil, em especial, a região de Santa Cruz do Sul, que cultua a tradição e dos costumes do povo alemão.
Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. As publicações são feitas através das redes sociais. Ao final, uma edição especial, em forma de documentário será editada.
- Episódio 1 – A chegada ao Rio Grande do Sul
- Episódio 2 – A chegada ao Vale do Rio Pardo
- Episódio 3 – A chegada em Linha Santa Cruz
- Episódio 4 – Praça da Matriz, em Rio Pardo
- Episódio 5 – Construção da cidade de Santa Cruz do Sul desde a Colônia
- Episódio 6 – A chegada dos primeiros imigrantes alemães em Rio Pardinho, em 1852
- Episódio 7 – Chegada dos primeiros imigrantes alemães em Formosa, Ferraz e Rio Pardense
- Episódio 8 – Chegada dos primeiros imigrantes alemães em Monte Alverne
- Episódio 9 – Primeiras ações dos imigrantes na localidade de Boa Vista, em Santa Cruz
Veja o décimo vídeo da série:
Notícias relacionadas
As marcas da imigração germânica permanecem: esse é o verdadeiro legado
Assunto é o tema do 24º episódio e que encerra a série Da Alemanha aos Vales, que conta a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul
Os desfiles da Oktoberfest fazem história e deixam seu legado de preservação cultural
Assunto é o tema do 23º episódio da série Da Alemanha aos Vales, que conta a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul
Vídeo detalha condições da RSC-153 e reforça pedido por melhorias
Municípios fizeram publicações coletivas para gerar maior mobilização das autoridades
Câmeras mostram caminhão em alta velocidade sem freios em Monte Alverne
Segundo relato de moradores, motorista conseguiu parar o veículo 600 metros depois