Região

VÍDEO: Tradição e alegria dão o tom dos trajes das soberanas da 37ª Oktoberfest

Publicado em: 24 de agosto de 2022 às 16:03 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 08:46
  • Por
    Milena Luiza Hanzen Bender
  • Fonte
    Four Comunicação
  • Foto: Ricardo Gais/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Vestidos apresentados nesta quarta-feira também enaltecem o tema do evento: Vida – Alegria - Saúde

    Com inspiração em trajes típicos de diferentes regiões antigas de cultura germânica, como Hamburgo, Braun-schweig, Hessen, Baviera e Prússia, bem como na Alemanha moderna, integrada pelos mais diferentes povos e culturas (a exemplo de Santa Cruz do Sul), foram apresentados na tarde desta quarta-feira (24), em cerimônia realizada no Palacinho da Praça da Bandeira, os vestidos oficiais das soberanas da 37ª Oktoberfest e Feirasul, Rainha Daniele Andressa Müller e as Princesas, Thaissy Balczarek e Estéfani Aline Wegmann. “São modelos que reforçam as tradições, mas também a alegria da nossa festa e da nossa cidade. Representam mais do que valorização da nossa herança cultural, mas o nosso olhar para uma festa contemporânea e multicultural”, destacou a presidente da Festa da Alegria, Roberta Pereira.

    Assinados pela estilista Joana Tornquist, os novos trajes – confeccionados em tafetá – apresentam cores diferentes, com tons de azul, verde, laranja e dourado, como forma de valorização da alegria e da esperança do reencontro festivo e otimista após um período pandêmico tão complexo. Nos bordados, o toque local em azul, vermelho e branco que remetem às cores de Santa Cruz do Sul. “As flores estilizadas, com seus brotos, apontam para um recomeço das festas e dos reencontros, além de lembrar a Primavera, estação em que acontece a Oktoberfest”, destaca Joana, no descritivo das vestimentas.

    Tema – Os trajes oficiais também estão alinhados ao tema da 37ª Oktoberfest: Vida – Alegria – Saúde. Desenvolvida pelos professores Nestor Raschen e Mártin Goldmeyer, a tematização de 2022 sugere um verdadeiro abraço à vida, para honrar com as tradições aqui deixadas e comemorar um feliz novo tempo. A festa propõe um convite ao reencontro com o convívio em comunidade, depois de tanto tempo separados, com a integração dos elementos essenciais: a cultura germânica, a diversidade, a boa música, a dança e a farta gastronomia. “A 37ª Oktoberfest abraçará os reencontros, os brindes, os sorrisos à mostra, a integração de culturas e a nossa alegria”, completa a presidente.

    Com realização da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e Município de Santa Cruz do Sul, a 37ª Oktoberfest tem a expectativa de receber cerca de 400 mil visitantes, no parque e na cidade. As novidades do evento podem ser conferidas pelo site www.oktoberfestsantacruz.com.br ou pelas redes sociais Facebook e Instagram com @oktoberfestsantacruz.