Geral

Recém criada, Aturvec quer implantar rota turística rural

Publicado em: 24 de maio de 2024 às 15:22 Atualizado em: 24 de maio de 2024 às 15:59
REUNIÃO DESTA SEMANA AGREGOU MAIS EMPREENDEDORES RURAIS | DIVULGAÇÃO
compartilhe essa matéria

Empreendedores criam Associação de Turismo Rural de Vera Cruz para unir esforços e potencializar setor, visando roteiro

A semente começou a ser cultivada em outubro do ano passado, quando um grupo de empreendedores de espaços turísticos rurais teve a iniciativa de se reunir com o propósito de unir esforços e potencializar um segmento econômico, cultural e de lazer que tem muito a crescer em Vera Cruz: o turismo. Os encontros passaram a se tornar frequentes e a ideia de uma associação tomou forma até ganhar as redes sociais nesta quarta-feira, 22 de maio. Pelo Instagram @visiteveracruzrs, é possível chegar na página da recém criada Associação de Turismo Rural de Vera Cruz, a Aturvec, com a identidade visual divulgada. A intenção é unir esforços, ideias e estratégias para inserir, de vez, Vera Cruz na rota do turismo, tendo um roteiro próprio.

Ainda não há diretoria para esta associação que está em formação, todos os participantes tomam a frente de igual maneira, com o mesmo propósito, explica Tânia Koch, que preside o Conselho Municipal de Turismo e, com o empreendimento familiar, integra a Aturvec. “O objetivo é construir uma rota que contemple todos os empreendimentos de Vera Cruz”, resume Tânia.

Ainda que a maior parte destes empreendimentos esteja na região de Dona Josefa e Andréas, o grupo quer agregar o turismo dos quatro cantos do município e no encontro da última terça-feira, no Refúgio da Figueira, estendeu o convite para alcançar mais empreendimentos possíveis. “Nossa intenção é divulgar as belezas naturais do nosso município. Além dos balneários estão surgindo outros empreendimentos de diferentes áreas e isso é bom para atrair vários perfis de pessoas”, comenta Tânia, convidando a se unir ao grupo empreendedores já consolidados ou aqueles em planejamento. Pois além dos locais já conhecidos pelo público, existem vários outros em formação, contemplando nichos que se destacaram nos últimos anos, como cabanas e restaurantes rurais.

Fortalecimento

A partir de um curso de turismo rural, ainda no ano passado, os participantes foram instigados a se fortalecer em associação. Por isso, em outubro houve a primeira reunião e, desde então, uma vez por mês acontecem esses encontros de fortalecimento, cada vez com mais adeptos. “Nosso intuito é, quem sabe em 2025, lançarmos um roteiro turístico rural e explorar as belezas que a gente tem, nesta região histórica, nossos produtos. Um roteiro que tenha contemplação da natureza, tenha história e agregue a gastronomia com nossas agroindústrias e empreendimentos”, frisou Raquela Wailand Kohls, participante da Aturvec e autora da logomarca.