Geral

Desenvolvimento no campo através das ferramentas de ferro é o tema do 11º episódio da série

Publicado em: 21 de novembro de 2023 às 09:36 Atualizado em: 17 de maio de 2024 às 14:42
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Milena Mueller/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. Ao final, uma edição especial, em forma de documentário, será editada

    A série “Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações” chega ao 11º episódio. Lançado nesta quinta-feira (23), o conteúdo foi captado na localidade de Alto Sinimbu, em Sinimbu, dentro de uma ferraria. O episódio fala sobre o conhecimento trazido pelos imigrantes para a fabricação de ferramentas para o uso no campo (como machado, facão, martelo, enxada, etc.), e também sobre a importância da localidade, que na época ainda era o 4º Distrito de Santa Cruz do Sul.

    Os episódios anteriores falaram sobre a chegada dos alemães no Rio Grande do Sul, o início da colonização no Vale do Rio Pardo, a chegada dos imigrantes em Santa Cruz do Sul e pontos importantes para a economia na época (como a Praça da Matriz, em Rio Pardo).

    A construção da cidade de Santa Cruz do Sul também foi abordada, assim como o desenvolvimento em localidades do interior, como Rio Pardinho, Formosa, Ferraz, Monte Alverne, Boa Vista, entre outros. Também teve destaque para a cultura e tradição dos costumes do povo alemão e a Oktoberfest.

    Em 2024 o protagonismo germânico no Brasil completa 200 anos. O povo contribuiu com o desenvolvimento de muitas cidades no Brasil, em especial, a região de Santa Cruz do Sul, que cultua a tradição e dos costumes do povo alemão.

    Ao todo, serão 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. As publicações são feitas através das redes sociais. Ao final, uma edição especial, em forma de documentário será editada.

    Veja o 11º vídeo da série: