Geral

Agroindústrias de Venâncio registradas no SIM podem realizar comercialização intermunicipal e interestadual

Publicado em: 21 de maio de 2024 às 12:14
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Divulgação/Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Objetivo é auxiliar o setor nas perdas econômicas e assegurar a continuidade do fornecimento de alimentos

    Para auxiliar o setor nas perdas econômicas e assegurar a continuidade do fornecimento de alimentos, agroindústrias de produtos de origem animal de Venâncio Aires, registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), estão autorizadas para comercialização intermunicipal e interestadual pelo período de 90 dias.

    Leia também: Venâncio Aires trabalha para construção de 234 unidades habitacionais; conheça as iniciativas

    Diante da calamidade pública provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) publicou uma Instrução Normativa flexibilizando as regras para a comercialização de produtos de origem animal com selo de inspeção municipal. Assim como, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autoriza a comercialização interestadual de produtos de origem animal de agroindústrias gaúchas que não integram o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa). Tais medidas atendem a pedido de entidades do setor produtivo.

    “A medida permite a comercialização de produtos de origem animal o que garante uma maior capacidade de escoamento da alimentação. Até o momento, um estabelecimento nos procurou para esclarecer dúvidas”, destaca o secretário Gustavo Von Helden.

    Normalmente, o selo de inspeção SIM só autoriza a comercialização dentro do município de registro. Durante o período de vigência da Instrução Normativa, estes produtos poderão ser vendidos em todo o território brasileiro. O objetivo é alavancar as agroindústrias que ficaram com poucas chances de comercializar seus produtos e abastecer a população.

    Interessados devem procurar o setor, junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural, na rua Tiradentes, nº 959. A pasta tende de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 16h30. O telefone para contato e esclarecimentos de dúvidas é o (51) 2183-0667.