Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Ênio Giovanella: a voz que conquistou corações em Santa Cruz do Sul

    Publicado em: 21 de maio de 2024 às 19:00 Atualizado em: 22 de maio de 2024 às 10:03
    Foto: Milena Mueller/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Sua trajetória é feita de momentos de glória e desafios superados com coragem e determinação

    Santa Cruz do Sul tem lendas que deixam marcas profundas na memória da cidade. Entre essas figuras está Ênio Giovanella, uma presença marcante no rádio e nas festas da região. Sua trajetória é feita de momentos de glória e desafios superados com coragem e determinação. Em um bate-papo com o Grupo Arauto, Ênio recordou momentos marcantes da sua história.

    Giovanella encontrou sua vocação no rádio através do incentivo de Sérgio Tadeu, cujo pai era diretor da Rádio Santa Cruz na época nos anos 1980. “O Sérgio Tadeu foi o cara que me levantou, me colocou no rádio”, explica.

    No estúdio da Rádio Santa Cruz. Elpidio Jair (irmão do famoso Ernani Aluísio), Sérgio Tadeu e Pedro Fontoura | Foto: Arquivo pessoal

    Essa foi a porta de entrada para uma carreira que o levaria a conquistar o coração dos ouvintes e a se tornar uma referência na comunicação da cidade, ganhando o apelido de “Amigão das Tardes”. Apesar de não estar mais no ar, sua voz continua viva nas memórias daqueles que o acompanharam ao longo dos anos.

    Além de sua atuação no rádio, Ênio também deixou sua marca como empresário de casas de baile e shows, além de sua dedicação ao universo da música como entusiasta de bandas. Locais emblemáticos como a Center Club Danceteria e a Sociedade Ginástica viram Ênio em ação, animando noites memoráveis ao som de grandes artistas.

    Center Clube Danceteria: sucesso em Santa Cruz do Sul | Foto: Arquivo pessoal

    Sua vida foi marcada por um desafio grande em 2014, quando um acidente vascular cerebral (AVC) ameaçou sua mobilidade e sua fala. Enfrentando um longo processo de recuperação, ele precisou se afastar do rádio prematuramente, deixando para trás um sonho que ainda pulsava em seu coração. O acidente que lhe tirou a força na voz abreviou uma carreira de quase 30 anos de sucesso nas rádios e também como DJ em discotecas de Santa Cruz do Sul.

    LEIA TAMBÉM: Cred Realiza rumo aos 15 anos de sucesso na Capital das Gincanas

    Giovanella ficou cerca de 36 horas desacordado até ser encontrado pelo filho caçula, Ênio Giovanella Jr. Passou um mês internado e 14 dias na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital Santa Cruz até voltar para casa. Apenas dois meses depois, teve outro episódio de AVC. Foram mais duas semanas hospitalizado, e mais oito dias na UTI.

    Uma década depois do problema de saúde, Ênio reside no Bairro Senai, em Santa Cruz do Sul, onde continua a encarar a vida com otimismo, determinação e a vitalidade de sempre.

    Como motorista de aplicativo dirigindo o seu Toyota Prius híbrido, já transportou mais de 14 mil pessoas pela Terra da Oktoberfest, mantendo-se conectado com suas raízes através da música e das ondas do rádio. “Passo o dia ouvindo rádio. Sou ouvinte da Arauto. Tenho ela sempre sintonizada aqui no meu carro“, disse Giovanella.

    Ênio trabalha hoje como motorista de aplicativo em Santa Cruz | Foto: Milena Mueller/Grupo Arauto

    Ênio Giovanella na infância | Foto: Arquivo pessoal

    Acolhendo ouvintes diante da antiga estrutura da Rádio Santa Cruz, nos altos da Marechal Deodoro | Foto: Arquivo pessoal