Mensagem do dia

Valiosos presentes

19 de abril de 2024
compartilhe essa matéria

E lá se vai presente para um canto qualquer.

Disponível também em:

Dar e receber presentes é  uma prática quase diária. Nem sempre é fácil escolher o presente certo, nem  sempre o presente agrada. Mas  sempre a pessoa deve agradecer, sem dar a entender que  isto  eu já tenho. Pode ser uma agenda, um livro, um licor. Ou uma camisa. E lá se vai presente para um canto qualquer.

Há presentes bonitos e simples. No Evangelho encontramos os Reis  do Oriente. Por serem ricos, trouxeram presentes valiosos: Ouro, Incenso e Mirra. Já os pastores, muito sábios, nada trouxeram ao Menino. Sua visita foi o presente.

Há presentes valiosos, que custam muito pouco. Esta a lista, sem contra indicações:

O Presente Escutar. Escutar de verdade, sem interromper. Deixar que a pessoa desabafe, despeje seu desencanto ou conte uma descoberta recente. Escute como se fosse a maior revelação dos últimos  dez anos.

O Presente Afeição. Seja generoso com abraços, beijos ou caricias. Deixe que estes pequenos gestos demonstrem a feição que você tem com a pessoa amiga.

O Presente Sorriso. Seu presente significa:  adoro você, estou feliz com sua companhia. O sorriso é um sinal mágico que pode ser colocado no começo, na metade ou no fim. Tem mil significados, principalmente  aquilo que a pessoa necessita neste momento,.

O Presente Bilhete. Pode ser apenas o trivial: amo você ou o  Muito Obrigado. Pode ser escrito à mão,  talvez seja  lembrado pelo resto da vida. O bilhete pode ser  estrategicamente esquecido no guarda roupa ou num livro.

O Presente Elogio. Um simples e  sincero elogio faz milagres. O elogio desperta infinitas possibilidades, que estão dormindo, à espera que alguém as acorde. Mesmo quando a pessoa acha que o elogia foi exagerado, tudo fará para merecê-lo mais tarde.

Presente  Favor. Todo o dia faça algo amável, sem esperar retorno. A simpatia é contagiosa. Ela funciona em cadeia e , quase sempre, volta ao ponto inicial

Presente Respeito. Há momentos em que nenhuma palavra se torna oportuna. Precisamos de silêncio. Mais tarde será  a vez da palavra oportuna e do incentivo

Palavra Disposição. O melhor presente para agradar é colocar-se à disposição. Às vezes não é fácil, com compromissos pela frente. Seu amigo é muito mais importante que a  tarefa  e o relógio. Dê a ele o presente que precisa neste momento.