Geral

Mostra de Trabalhos integra escolas de Vera Cruz

Publicado em: 18 de julho de 2024 às 13:32
MOSTRA DE TRABALHOS REÚNE 20 ESCOLAS NO CLUBE VERA CRUZ | GRUPO ARAUTO
compartilhe essa matéria

Primeira edição da exposição ocorre nesta quinta-feira, no ginásio do Clube Vera Cruz, envolvendo 20 educandários

O colorido dos trabalhos desenvolvidos nas escolas vera-cruzenses tomou conta do ginásio do Clube Vera Cruz nesta quinta-feira (18), e o olhar atento dos estudantes mostrava curiosidade e admiração pelo que os colegas executaram. A 1ª Mostra de Trabalhos Escolares organizada pela Secretaria Municipal da Educação só encerra às 16h30min, mas nas primeiras horas já havia confirmado o sucesso. Participaram 20 escolas, das redes municipal e particular, com diversos projetos.

As escolas de Educação Infantil Pequeno Girassol e Renascer, por exemplo, apresentaram vários projetos, com base no método montessoriano, que trabalha a autonomia das crianças, a vida prática, a independência, conta Adriano Stein, gestor das escolas Renascer e Pequeno Girassol. Enquanto os pequenos alunos Isabela Scherer e Matias Petry interagiam com os trabalhos expostos, outros observavam as maquetes sobre o que mais gostam em Vera Cruz, confeccionadas pelas famílias da Escola Renascer, observaram  Jaqueline Silveira, diretora da Pequeno Girassol e Carla Lenz, diretora da Renascer.

Por falar em maquetes, a Escola Walter Dreyer também mostrou a produção familiar, resultado do projeto “Cidade das Emoções”. E no estande da Emei Vovô Adail, o tema foi o bicentenário da imigração alemã. As turmas trabalharam diversos pontos, desde agricultura, prepararam cucas, reviveram brincadeiras antigas, costumes. A professora Vera Lúcia Rabuske estava lá para explicar, tipicamente trajada.

As turmas de 6º e 7º ano da Escola João Carlos Rech percorreram a mostra e confessam: gostaram da maquete que mostra a futura barragem de Dona Josefa, feita pela Escola José Bonifácio, e os vários trabalhos envolvendo os 65 anos de Vera Cruz. A comunidade pode visitar a exposição, é aberta a todas as famílias.

Compartilhar as boas iniciativas

Para a secretária municipal da Educação, Micheli Rech, a Mostra foi pensada para que cada educandário pudesse expor seus belos trabalhos que desenvolve no ambiente escolar, e que muitas vezes ficam restritos à sala de aula, “é para compartilhar as boas iniciativas, as boas práticas” . Ao transitar por todas as escolas e contemplar a riqueza do que é produzido, foi pensado em propor essa troca de experiências entre as escolas, promovendo a circulação do conhecimento nas mais diversas áreas, de forma inspiradora.

Leia também