Cobertura Especial

Governo do Estado assina acordo para assistência a animais resgatados na enchente

Publicado em: 18 de maio de 2024 às 13:32
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • ONG Grupo de Resposta a Animais em Desastres atuará junto com o governo no cuidado com os animais | Foto: Joel Vargas/Ascom GVG
    compartilhe essa matéria

    A assistência aos animais resgatados nas enchentes foi formalizada neste sábado (18) pelo Governo do Rio Grande do Sul em parceria com a organização não governamental (ONG) Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD).

    O termo de cooperação prevê o trabalho conjunto de planejamento, gestão, monitoramento e execução das atividades desenvolvidas em resgates de animais e no acolhimento em abrigos nos municípios gaúchos. Também inclui a identificação e catalogação para localização de tutores ou o suporte nos procedimentos de adoção.

    Leia ainda: Distribuição de valores doados via pix começa pela população do Vale do Taquari

    O governador Eduardo Leite agradeceu a todos que se envolveram nos resgates e no atendimento aos animais neste momento crítico. Leite disse que o bem estar dos animais também é uma preocupação.

    “Todas as vidas importam e por isso estamos empreendendo esforços para que os animais resgatados fiquem bem assistidos, recebam atendimento e encontrem os tutores dos quais se perderam nesta catástrofe. E para aqueles que não tiverem esse reencontro, que seja feito o encaminhamento para adoção, com o apoio de quem conhece a causa e nos subsidiará com assessoria técnica para implementarmos as melhores iniciativas nessa área”, enfatizou.

    Confira também: Exército realiza melhorias na área próxima da ponte flutuante em Candelária

    Dever e cuidado com os animais

    A parceria para assistência aos animais foi conduzida pelo vice-governador Gabriel Souza, que é médico veterinário. A iniciativa foi articulada por meio do Gabinete de Crise. A Divisão de Políticas Públicas para Animais (Dippa) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e o GRAD estimam que o número de animais resgatados poderá chegar a cerca de 20 mil. Até o momento, a Defesa Civil estadual contabiliza mais de 12 mil salvamentos.

    Veja as últimas notícias

    “Nós temos o dever de cuidar dos animais. O Rio Grande do Sul tem, inclusive, o único Código Ambiental estadual que reconhece os animais como seres sencientes, que sentem emoções e, portanto, são sujeitos de direitos”, destacou o vice-governador. “Assinamos este termo de cooperação com o GRAD, mas também agradecemos a outras organizações, voluntários e médicos veterinários que têm se dedicado à causa animal nesta tragédia”, acrescentou.