Esse é o primeiro resultado positivo registrado após quatro meses consecutivos de queda do índice
O índice de atividades turísticas no Rio Grande do Sul avançou 7,4% em novembro de 2022 em relação ao mês anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a primeira alta após quatro meses de queda, quando acumulou um recuo de 14,7%. Com isso, o segmento de turismo se encontra 7,2% acima do patamar de fevereiro de 2020.
Na comparação entre novembro de 2022 e novembro de 2021, o índice de volume de atividades turísticas no Rio Grande do Sul apresentou expansão de 15%, vigésima taxa positiva seguida. O crescimento ocorrido no estado ficou entre os mais intensos em novembro, acompanhado de São Paulo (0,7%) e Paraná (5,3%).
Para o secretário do Turismo, Vilson Covatti, o aumento da procura no Estado está intimamente ligada, além do trabalho realizado pelo setor privado, às ações de investimento e promoção realizadas pelo poder público, desde o reforço na pavimentação asfáltica até o auxílio técnico para que os municípios identifiquem seu perfil de turista.
“A participação em feiras, por exemplo, é fundamental para ressaltar a vocação turística dos destinos, que são reforçados com aplicação de recursos para infraestrutura. O programa Avançar no Turismo é um caso em que o Estado injetou verba de quase R$ 200 milhões para diversificação dos atrativos dos municípios", afirma Covatti.
A Pesquisa Mensal de Serviços, desenvolvida pelo IBGE desde 2011, produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país e em diversos Estados.
Notícias relacionadas
Café Empresarial aborda efeitos da gestão financeira na lucratividade da empresa
O encontro ocorre na próxima quarta-feira, às 8h, no auditório 2 da entidade
Encontro com o Sindilojas pauta vendas pela internet para pequenos negócios
Evento ocorre na próxima quinta-feira; inscrições são um brinquedo ou quilo de alimento não-perecível e estão abertas
Comércio se diz otimista com pagamento da primeira parcela do 13% salário
Projeção da CDL Santa Cruz é de aquecimento da economia e aumento no movimento das lojas nesta reta final do mês
Veículos e eletrônicos estão no leilão regional da Receita Federal no Rio Grande do Sul
A Superintendência da Receita Federal realizará, no dia 29, um leilão eletrônico para a alienação de mercadorias apreendidas ou abandonadas